AVALIAÇÃO DO ENSINO: MODELO DE ANÁLISE DA SÉRIE HISTÓRICA DE RESULTADOS

Autores

  • Arnaldo Lemos Filho Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Isabel Cristina Dib Bariani Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Carlos Marshal França Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Claudia Lucia Trevisam Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Ivan Granja Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Katia Regina Martini Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Elisabete Matallo Marchesini de Pádua Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Educação Superior, Avaliação do Ensino, Gestão da Qualidade do Ensino

Resumo

A Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas, desde 2007, implantou um sistema de Avaliação do Ensino semestral realizado por estudantes e bianual, pelos professores, cujo escopo abrange as atividades dos docentes, da gestão e das condições de ensino.O objetivo desse artigo é apresentar um novo método de análise da série histórica dos resultados derivados das respostas dos estudantes. Para essa análise trabalhou-se com cinco categorias - plano de ensino da disciplina, desenvolvimento da disciplina, avaliação da aprendizagem, formação do aluno, postura do professor - e delas foram extraídos 19 aspectos incorporados nas questões. Mesmo que ao longo do tempo o questionário tenha passado por reformulações na sua redação, a essência dos elementos avaliativos, apresentados nessa análise, foi preservada. A qualidade obtida das respostas dadas para as questões fechadas configurou-se como um indicador definido para o modelo. Outro indicador diz respeito ao grau de participação dos alunos. Os dois indicadores podem ser observados juntos, em perspectiva bidimensional; é possível visualizar os dados obtidos em todos os semestres, o que mostra a tendência e a evolução de cada um dos aspectos em toda a série histórica. Os gráficos resultantes da aplicação deste modelo estabelecem um referencial visual que permite o rápido reconhecimento tanto das situações de excelência como de cenários de atenção, traduzindo-se em um mecanismo de rápida consulta e identificação por parte dos gestores e professores. A análise dos dados da série histórica tornou-se um importante instrumento para a melhoria da qualidade de ensino na Instituição.

Biografia do Autor

  • Arnaldo Lemos Filho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Professor do Curso de Ciências Sociais; Assessor da Pró-Reitoria de Graduação e coordenador do Grupo de Trabalho "Avaliação do Ensino" da Pró-Reitoria de Graduação
  • Isabel Cristina Dib Bariani, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Professora da Faculdade de Psicologia; Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e coordenadora do Grupo de Trabalho "Avaliação do Ensino" da Pró-Reitoria de Graduação
  • Carlos Marshal França, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Professor da Faculdade de Administração; Integrador Acadêmico de Graduação da Faculdade de Administração e membro do Grupo de Trabalho "Avaliação do Ensino" da Pró-Reitoria de Graduação (2011-2012).
  • Claudia Lucia Trevisam, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Professora e Integradora Acadêmica da Faculdade de Publicidade e Propaganda; Membro do Grupo de Trabalho "Avaliação do Ensino" da Pró-Reitoria de Graduação.
  • Ivan Granja, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Professor e Integrador Acadêmico do Centro de Ciências Exatas Ambientais e Tecnológicas (CEATEC); Membro do Grupo de Trabalho "Avaliação do Ensino" da Pró-Reitoria de Graduação (2011-2012); Diretor da Faculdade de Engenharia de Produção.
  • Katia Regina Martini Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Professora e Integradora Acadêmica da Faculdade de Nutrição; Membro do Grupo de Trabalho "Avaliação do Ensino" da Pró-Reitoria de Graduação.
  • Elisabete Matallo Marchesini de Pádua, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Assessora da Pró-Reitoria de Graduação; Coordenadora geral do Grupo de Trabalho "Avaliação do Ensino".

Downloads

Publicado

21-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DO ENSINO: MODELO DE ANÁLISE DA SÉRIE HISTÓRICA DE RESULTADOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/123649. Acesso em: 4 maio. 2025.