A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES INICIAIS

Autores

  • Enedina Betânia Leite de Lucena Pires Nunes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Isabel Cristina Auler Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Universidade. Responsabilidade social. Autoavaliação institucional.

Resumo

As mudanças sociais geradas pela globalização, expansão da educação superior e desenvolvimento tecnológico estão demandando novas ações das universidades. Nesse contexto, a avaliação institucional, que compreende a autoavaliação e avaliação externa, assume papel de extrema importância para as instituições de ensino superior. Este artigo reflete sobre a dimensão da responsabilidade social universitária, abordada na avaliação das instituições de ensino superior instituída pela Lei 10.861 de abril de 2004 (SINAES). A inclusão da dimensão Responsabilidade Social no instrumento de avaliação interna e externa contribui para melhor conhecimento e evolução da instituição, para a formulação de políticas institucionais, além de colaborar para a melhoria do desenvolvimento institucional. O documento parte do pressuposto de que as ações sociais implementadas e oferecidas pelas instituições de ensino superior à comunidade em seu entorno são de extrema relevância não apenas por cumprirem dispositivos legais, mas por desencadearem um processo que reforçará a sua reponsabilidade social, contribuindo para a melhoria visando aferição da sua qualidade na formação das pessoas. A discussão teórica baseou-se em autores como Boaventura de Souza Santos (2011) e Dias Sobrinho (2008), o que permitiu refletir sobre a importância da ênfase no compromisso social da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e documental. Entende-se, portanto, que a universidade do século XXI precisa ser aberta e romper com o modelo tradicional de instituição, como um sistema fechado e lutar pela sua autonomia e legitimidade, no sentido de construir a sua identidade institucional e cumprir a sua responsabilidade social.

Biografia do Autor

  • Enedina Betânia Leite de Lucena Pires Nunes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Administradora na UFT e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFT.
  • Isabel Cristina Auler Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2003-2007). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Universitário de Palmas, Cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação e ProfLetras. Integrante do grupo de pesquisa da plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo, linguagem e tecnologias.
  • Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Downloads

Publicado

02-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: REFLEXÕES INICIAIS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 165–177, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/153068. Acesso em: 10 maio. 2025.