Qualidade da educação superior e a tensão entre democratização e internacionalização na universidade brasileira
Keywords:
educação superior – universidade- democratização e internacionalizaçãoAbstract
O texto decorre de uma investigação que toma a democratização e a internacionalização como dois referentes da qualidade da educação brasileira. A primeira aponta para a inclusão de uma população estudantil de primeira geração, em que muitos dos seus integrantes trabalham e estudam, são provenientes de camadas médias da população e, em alguns casos, ingressam através de cotas étnicas ou cotas de escolas públicas, distantes dos padrões anteriores da meritocracia. A outra parece apontar para exigências meritocraticas, envolvendo carreiras de complexidade mais alta, trajetórias estudantis com maiores oportunidades culturais incluindo o domínio de idiomas e disponibilidade de condições para afastar-se do trabalho, entre outras condições. Explorando contribuições de autores que têm se dedicado a explorar o impacto dos dois vetores na educação superior, o texto defende uma democratização na perspectiva cultural e epistemológica que mediará o avanço da internacionalização, quando esta estiver preocupada em favorecer o processo de acumulação de capital de atores hegemônicos. Aposta, também, na importância de uma globalização que se identifica com o trabalho solidário e nos movimentos defensores das identidades culturais que dialogam com os referentes globais. Essa será uma possibilidade de se constituir numa conquista de sistemas educacionais mais justos e numa sociedade mais igualitária.Downloads
Published
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.