A internacionalização das instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul na perspectiva dos atores institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id283631

Palavras-chave:

internacionalização

Resumo

O fenômeno da internacionalização do ensino superior é amplamente reconhecido como uma necessidade premente em um contexto globalizado. Consequentemente, numerosos países e instituições têm se dedicado ao estabelecimento de políticas de internacionalização, dada sua relevância estratégica na promoção do conhecimento. Este estudo investigou a perspectiva dos atores institucionais em relação ao processo de internacionalização das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul. Utilizando uma abordagem predominantemente quantitativa, 57 respondentes participaram do presente estudo que, além de utilizar questionários com questões fechadas e abertas como instrumento de coleta de dados, analisou o conteúdo de documentos estratégicos oficiais das instituições investigadas a partir dos seis eixos do Modelo ACE de internacionalização abrangente. No cenário brasileiro, a internacionalização do ensino superior ainda carece de diretrizes claras por parte do poder público para orientar sua efetivação nas instituições. Embora os atores institucionais reconheçam a importância da internacionalização, há uma percepção de que ela ainda é conduzida de maneira isolada por um grupo restrito de indivíduos, predominantemente associada à pós-graduação. Diversas barreiras são identificadas para uma internacionalização abrangente, incluindo a falta de programas de capacitação continuada para docentes, desafios na implementação de processos de avaliação, a escassez de cursos internacionalizados em disciplinas e a ausência de métricas que permitam a avaliação dos resultados de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Fernando Gazzoni, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Especialização em Controle de Gestão Pública pela UFSC (2011), Mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela UFSM (2014) e Doutorado em Administração pela UFSM (2021). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, Estratégia, Inovação e Sustentabilidade. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização (GEPI) da UFSM e do Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade da UFSM. É Administrador da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Departamento de Material e Patrimônio (DEMAPA).

  • Flavia Luciane Scherer, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing e internacionalização de empresas. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização (GEPI) - UFSM e pesquisadora no Grupo de Estudos em Marketing - UFSM e no Grupo de Pesquisa Ecoinovar - UFSM. É líder do Tema 4 - Gestão Internacional de Recursos Humanos da Divisão GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, triênio 2022/2024. É editora adjunta da Revista de Administração da UFSM (ReA) e editora associada nacional da revista Gestão Tecnologia da Fundação Pedro Leopoldo.

  • Soraya de Souza Soares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Bacharel em Administração pela Universidade Franciscana (UFN), título obtido no ano de 2020. Mestre em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), título obtido no ano de 2022. Atualmente é Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Estratégia em Organizações, sendo o foco na Internacionalização. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização (GEPI) do PPGA da UFSM. Ganhadora do 3º lugar no Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos - CRA-RS.

  • Maíra Nunes Piveta, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

    Doutora e Mestra em Administração na linha de Estratégia em Organizações pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM (2017/02). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Desde 2014, atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização - GEPI/UFSM. Atuou na condição de professora substituta (mar./2022-dez./2023) junto ao Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, ministrando disciplinas na área de Administração Geral, Empreendedorismo e Marketing. Atualmente é Pós-doutoranda no PPGCC/UFSM pesquisando sobre os efeitos das características habilitantes do controle orçamentário e do compartilhamento de informações relevantes para o trabalho no capital psicológico, atitudes gerenciais e no desempenho gerencial. Período Licença Maternidade em 2018.

  • Natália Pavanelo Pivetta, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

    Doutora (2019 - 2023), Mestre (2017 - 2019) e Bacharel (2012 - 2016) em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional na Universidade Federal de Santa Maria - PEG UFSM (2020 - 2022). Desde 2015, atua como pesquisadora na linha de Estratégia em Organizações no Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização - GEPI/UFSM, com ênfase nas áreas de Marketing, Sustentabilidade e Internacionalização. Atuou como professora substituta na área de Gestão e Marketing no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim, ministrando disciplinas no ensino técnico, superior e pós graduação.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A internacionalização das instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul na perspectiva dos atores institucionais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025001, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id283631. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/283631. Acesso em: 18 abr. 2025.