Da integração dos estudantes no ensino superior

o caso da Universidade de Évora (Portugal)

Autores

  • Jorge Bonito Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. https://orcid.org/0000-0002-5600-0363

    DOI:

    https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id284471

    Palavras-chave:

    necessidades educativas específicas, apoio às aprendizagens, ensino superior, integração

    Resumo

    A presença de pessoas com necessidades educativas específicas (NEE) no ensino superior é um novo desafio que as instituições enfrentam. O processo de construção de um espaço inclusivo na educação faz-se a partir da experiência e do reconhecimento das diferenças. Foi realizado um estudo de natureza interpretativa, de base construtivista, acerca do processo de apoio às aprendizagens na Universidade de Évora (Portugal), com base em análise documental e entrevistas. Os resultados indicam que crescendo do interesse e da preocupação da Universidade de Évora com a inclusão dos seus estudantes, em lato sensu, a partir do início da década de 1990. A instituição dispõe de um regime do estudante com apoio às aprendizagens (REAA), prescrevendo um plano individual de apoio que, em qualquer ciclo de estudos, por circunstâncias de natureza física, sensorial, cognitiva, socio emocional, organizacional ou logística apresentem dificuldades de aprendizagem expressas na sua interação com o ambiente e que limitem a sua atividade e participação em igualdade com os demais. Não é conhecida a avaliação do impacto das medidas implementadas no âmbito dos planos nem as perceções e grau de satisfação dos estudantes abrangidos pelo REAA e dos docentes das unidades curriculares afetadas. Torna-se necessária uma monitorização permanente do alcance das medidas definidas e um acompanhamento técnico dos docentes. Constitui uma oportunidade dispor-se de técnicos alocados com formação em educação especial, que contribuam para a construção de um processo de inclusão mais completo e realizador dos seus princípios, conduzindo todos e cada um ao limite das suas potencialidades.

    Biografia do Autor

    • Jorge Bonito, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.
      Doutorado: Ciências da Educação (Universidade de Coimbra, Portugal - 2006). Mestrado: Geociências (Universidade de Coimbra, Portugal - 1997). Pós-graduação: Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Instituto Politécnico Jean Piaget Sul, Portugal). Pós-gradução: Proteção Civil (Universidade Aberta e Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal). Pós-graduação: Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde (Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha, 2013). Graduação: Solicitadoria - Ciências Jur´ídicas (Instituto Politécnico de Beja, Portugal - 2019). Licenciatura: Biologia e Geologia (Universidade de Évora, Portugal - 1993).  

    Publicado

    10-12-2025

    Edição

    Seção

    Artigos

    Como Citar

    Da integração dos estudantes no ensino superior: o caso da Universidade de Évora (Portugal). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025033, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id284471. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/284471. Acesso em: 17 dez. 2025.