Contribuições para a formação em Nutrição em Saúde Coletiva
um estudo qualitativo em Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id288007Palavras-chave:
educação, nutricionista, saúde públicaResumo
A formação do nutricionista tem sido pauta de estudos, objetivando entender como o processo de ensino tem atendido a necessidade da população, visto que o processo de formação de profissionais da saúde sofreu forte influência do modelo de formação centrado no corpo doente. Esse estudo teve como objetivo analisar a formação em Nutrição das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Sergipe na perspectiva da atuação em Saúde Coletiva, por meio de método qualitativo. Foram convidados coordenadores, docentes e preceptores de estágio das seis instituições ativas com formação em Nutrição no estado de Sergipe. Foi utilizada a plataforma Google Forms com instrumento elaborado especificamente para fins desse estudo. Para a análise dos dados de caracterização da amostra, utilizou-se o SPSS versão 26 e análise de conteúdo para as informações subjetivas advindas das perguntas abertas. Participaram da pesquisa nove atores de cinco IES. A análise indicou que a baixa carga horária disponível para as disciplinas que envolvem a Saúde Coletiva é um desafio para a formação, assim como a falta de apoio institucional para o desenvolvimento das atividades extramuros. Observou-se que os discentes das IES privadas têm contato mais precoce com as disciplinas de Saúde Coletiva. A percepção dos participantes de que a formação em nutrição ainda é pautada no modelo biológico versou de “importante” à “reducionista”, comprovando a complexidade desse entendimento e a demanda de ações que consigam esclarecer melhor essa temática, sob pena de uma formação com visão reducionista e reflexão pouca crítica frente aos desafios contemporâneos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marília Prudente Freire Lessa, Andhressa Araújo Fagundes, Clara Cecília Ribeiro de Sá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.


















