Contribuições para a formação em Nutrição em Saúde Coletiva

um estudo qualitativo em Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id288007

Palavras-chave:

educação, nutricionista, saúde pública

Resumo

A formação do nutricionista tem sido pauta de estudos, objetivando entender como o processo de ensino tem atendido a necessidade da população, visto que o processo de formação de profissionais da saúde sofreu forte influência do modelo de formação centrado no corpo doente. Esse estudo teve como objetivo analisar a formação em Nutrição das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Sergipe na perspectiva da atuação em Saúde Coletiva, por meio de método qualitativo. Foram convidados coordenadores, docentes e preceptores de estágio das seis instituições ativas com formação em Nutrição no estado de Sergipe. Foi utilizada a plataforma Google Forms com instrumento elaborado especificamente para fins desse estudo. Para a análise dos dados de caracterização da amostra, utilizou-se o SPSS versão 26 e análise de conteúdo para as informações subjetivas advindas das perguntas abertas. Participaram da pesquisa nove atores de cinco IES. A análise indicou que a baixa carga horária disponível para as disciplinas que envolvem a Saúde Coletiva é um desafio para a formação, assim como a falta de apoio institucional para o desenvolvimento das atividades extramuros. Observou-se que os discentes das IES privadas têm contato mais precoce com as disciplinas de Saúde Coletiva. A percepção dos participantes de que a formação em nutrição ainda é pautada no modelo biológico versou de “importante” à “reducionista”, comprovando a complexidade desse entendimento e a demanda de ações que consigam esclarecer melhor essa temática, sob pena de uma formação com visão reducionista e reflexão pouca crítica frente aos desafios contemporâneos.

Biografia do Autor

  • Andhressa Araújo Fagundes, Universidade Federal de Sergipe

    É Docente do Departamento de Nutrição, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2013), atuando na formação de Nutrição em Saúde Coletiva. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição (PPGCNUT/UFS) (2015). Graduada em Nutrição (2002). Mãe da Sofia em 2005 =) Mestre em Ciências da Saúde (2006) e Doutora em Nutrição Humana (2013), ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado na Ryerson University (2019). Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição (2008) e Especialista em Vigilância Alimentar e Nutricional para População Indígena (2009), ambos pela Fiocruz. Foi pesquisadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN), da UnB (2009-2013); Consultora Técnica do Departamento de Saúde Indígena, da Funasa (2006-2009) e da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde (2000-2006). Foi docente do Centro Universitário Unieuro, em Brasília (2005-2011). Fellow Faimer (2018). Compõe o Comitê Gestor do Grupo de Trabalho de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, da Abrasco. Trabalha com as linhas de pesquisa: Educação Alimentar e Nutricional; Segurança Alimentar e Nutricional; Pesquisa Qualitativa; Políticas e Programas de Alimentação e Nutrição; Formação em saúde; e Método e didática para o ensino superior.

  • Clara Cecília Ribeiro de Sá, Universidade Federal de Sergipe

    Nutricionista pela Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto (2020), Mestre em Ciências da Nutrição (PPGCNUT/UFS) (2021-2023). Pesquisadora integrante do Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional (LEAN/UFS). Atuou como professora voluntária e substituta do Departamento de Nutrição da UFS/Lagarto (2022-2024) e como tutora voluntária do PET-Saúde Gestão e Assistência da UFS/São Cristóvão (2022-2023). Trabalha com as linhas de pesquisa: Vigilância Alimentar e Nutricional, Educação Alimentar e Nutricional, Segurança Alimentar e Nutricional; Nutrição em Saúde Coletiva, Políticas de Alimentação e Nutrição, "Educação em Saúde".

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contribuições para a formação em Nutrição em Saúde Coletiva: um estudo qualitativo em Sergipe. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025039, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id288007. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/288007. Acesso em: 17 dez. 2025.