Fatores de integração de refugiados e imigrantes involuntários no ensino superior

Autores

  • Alisson Vinicius Silva Ferreira Psicólogo na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) e Doutorando na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0003-0634-6072
    • Lucienne Martins Borges Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora Titular da École de travail social et de criminologie da Université Laval (Québec, Canadá) https://orcid.org/0000-0003-4323-116X

      DOI:

      https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290901

      Palavras-chave:

      educação superior, refúgio, internacionalização solidária

      Resumo

      O acesso ao ensino superior vem se tornando um relevante meio de reparação humanitária e integração local para pessoas em condição de refúgio. Todavia, com a mudança de cultura estas se deparam com novos sistemas de ensino, uma nova língua de aprendizagem que se mesclam ao luto das rupturas forçadas pela imigração involuntária e ao contexto educacional nem sempre preparado para o desenvolvimento de uma educação intercultural. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar os fatores de integração educacional envolvendo estudantes universitários em condição de refúgio. Para tal, foi realizada revisão integrativa de literatura com estudos nacionais e internacionais em 16 países e dos 5 continentes. Os resultados apontaram uma diversidade de fatores individuais, sociais, institucionais, culturais e políticos que impactam negativamente na integração educacional. Porém, também identificou-se um conjunto de fatores potencializadores da integração em conjunto com boas práticas que possibilitam mitigar os fatores limitantes. Por fim, a pesquisa aponta a necessidade imperiosa do desenvolvimento das ações e programas de acompanhamento institucional após o ingresso, assim como lacunas de estudos específicos sobre evasão e formação envolvendo áreas do conhecimento e cursos.

      Biografia do Autor

      • Alisson Vinicius Silva Ferreira, Psicólogo na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) e Doutorando na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

        Psicólogo clínico e educacional. Graduado em psicologia pela faculdade Guairacá, com especialização em saúde mental pela faculdade Campo Real, mestre em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando em psicologia pela UFSC. Trabalha como psicólogo na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no qual integra a Cátedra Sérgio Vieira de Melo -CSVM- UNILA. É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC/UFSC). Tem como principais áreas de interesse a psicologia educacional no ensino superior, internacionalização e ações afirmativas na universidade, migração-refúgio e saúde mental, psicologia intercultural, psicanálise e etnopsicanálise.

      • Lucienne Martins Borges, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora Titular da École de travail social et de criminologie da Université Laval (Québec, Canadá)

        Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora Titular da École de travail social et de criminologie da Université Laval (Québec, Canadá). Integrante da equipe de pesquisa ÉDIQ - Équipe de recherche en partenariat sur la diversité culturelle et l'immigration dans la région de Québec (Canadá) e colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC/UFSC). Doutora em Psicologia (Ph.D., Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá), possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado em Estudos Literários - Université du Quebec, Canadá (1996) e mestrado em Psicologia - Université Laval, Canadá (2000). Co-fundadora do Service d'Aide Psychologique Spécialisée aux Immigrants et Réfugiés (Université Laval/CIUSSS-CN, Québec, Canadá). Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia, cultura e saúde mental" e membro do GT "Psicanálise e Clínica Ampliada" da ANPEPP. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: Psicologia clínica intercultural, Etnopsiquiatria, migrações, refúgio e saúde mental.

      Publicado

      10-12-2025

      Edição

      Seção

      Artigos

      Como Citar

      Fatores de integração de refugiados e imigrantes involuntários no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025035, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id290901. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/290901. Acesso em: 17 dez. 2025.