A educação econômica e financeira é a melhor maneira de abordar a formação em finanças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291629

Palavras-chave:

educação econômica e financeira, alfabetização financeira, socialização econômica

Resumo

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico é uma incentivadora da educação financeira e das estratégias nacionais de educação financeira. A visão estrita da dimensão da educação financeira, como instrumento formador de agentes de mercado limita a capacidade de transformação da educação. A educação econômica e financeira apresenta uma abordagem educacional que envolve tanto a alfabetização financeira quanto a socialização e a psicologia econômica. A visão tradicional preconiza que estudantes educados econômica e financeiramente devem apresentar, dentre outros fatores, um alto nível de alfabetização financeira e capacidade de desenvolver atitudes de intenção a poupar e de evitar o endividamento. Portanto, o objetivo central deste estudo é compreender se o nível de alfabetização financeira gera impacto nas atitudes em relação a poupança e ao endividamento, dos alunos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A busca por uma maneira mais adequada para a abordagem educacional em economia e finanças justifica a apresentação dos resultados da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, com objetivos correlacionais e transversais. Os resultados demonstram que existe uma associação significativa entre o nível de alfabetização financeira e as atitudes em relação à poupança e ao endividamento. Portanto, optar por uma formação educacional que incentive a alfabetização financeira é uma forma de contribuir para a obtenção de resultados na socialização econômica.

Biografia do Autor

  • Adriana Bertoldi Carretto de Castro, Fatec Jahu/ Centro Paula Souza

    Professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia de Jahu e atua em regime de jornada integral pela Comissão Permanente de Regime de Jornada Integral, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Presidente da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Faculdade de Tecnologia de Jahu. membro da Rede Educação ANBIMA. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Engenharia de Produção - USP - Escola de Engenharia de São Carlos (2004) e doutorado em Ciências, área de concentração Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente desenvolve pesquisa em Educação Econômica e Financeira, em parceria com o Centro de Excelencia en Psicología Económica y del Consumo (CEPEC), da Universidad de la Frontera (Chile).

  • MSc Ignacio Norambuena, Universidad de La Frontera

    Graduado em Trabajo Social, pela Universidad de La Frontera (UFRO), Mestre em Gerencia Social, pela UFRO, e Doutorando Ciencias Sociales, pela UFRO. Atualmente, atua como professor do  departamento de Trabajo Social, da UFRO.

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A educação econômica e financeira é a melhor maneira de abordar a formação em finanças?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025031, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id291629. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/291629. Acesso em: 17 dez. 2025.