Análise dos Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (2006-2017) do SINAES sob a ótica de dicotomias de avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id292877

Palavras-chave:

avaliação da educação superior, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instrumentos de avaliação

Resumo

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foi implementado em 2004 e trouxe avanços significativos para a educação superior, propondo uma avaliação ancorada em três pilares principais: a avaliação institucional, a avaliação de cursos de graduação e a avaliação do desempenho dos estudantes. Desde a implementação do Sistema, especificamente em relação ao pilar focado na avaliação de cursos de graduação, vários instrumentos foram implementados, para embasar os atos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos, nas modalidades presencial e à distância. Nesse contexto, este artigo propõe, como objetivo geral, analisar os instrumentos de avaliação dos cursos de graduação instituídos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período compreendido entre 2006 e 2017, buscando mapear as mudanças ocorridas dentro das concepções e das dicotomias de avaliação: interna ou externa, formativa ou somativa, quantitativa ou qualitativa e integrada ou pontual. No que se refere aos aspectos metodológicos, se realizou uma pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos, foi feita uma análise com base em pesquisa documental. Espera-se, como resultado, que este artigo traga contribuições para o aprimoramento do Sinaes, principalmente no que tange a fornecer subsídios para o Inep para o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação utilizados para subsidiar os atos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos.

Biografia do Autor

  • Dr. Rafael Ângelo Bunhi Pinto, Universidade de Sorocaba (Uniso)

    Pós-doutor pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (campus Sorocaba), doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2016), mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2007), especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022), especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Universidade de Caxias do Sul - UCS e Instituto de Gestão e Liderança Universitária - Centro IGLU/Brasil (2009), especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade de Sorocaba (2005) e graduado em Administração pela Universidade de Sorocaba (2002). Atualmente, é Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Sorocaba, além de Assessor Acadêmico e de Planejamento, Procurador Institucional e Professor em cursos de graduação da mesma Instituição. Também é Diretor da Editora da Universidade de Sorocaba - EdUniso. Ainda, é Avaliador do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis) - INEP/MEC e do Banco de Especialistas do Conselho Estadual de Educação (CEE) do estado de São Paulo. É editor da Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior.Foi Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba/SP (CMESO) entre os anos de 2016 e 2019, sendo vice-presidente deste Conselho em 2017 e 2018. Coordenou o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor/CAPES) na Universidade de Sorocaba durante sua vigência, entre 2010 e 2014. Tem experiência nas áreas de Avaliação e Regulação da Educação Superior, Avaliação Institucional, Políticas Públicas, Universidades Comunitárias e Legislação Educacional.

  • Dra. Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVAS, pelo PNPD/CAPES. É professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar, campus Sorocaba, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Historia, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT UFSCar-So, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR - GT Unicamp, Secretária Nacional do HISTEDBR e editora da Revista Histedbr On-line. Atuou como Pro-Reitora de Graduação Adjunta da UFSCar, Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, Professora Doutora I (substituta) da Faculdade de Educação da Unicamp, professora de cursos de Especialização em Educação no Centro Universitário Salesiano - UNISAL e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes áreas/temas: história da educação, política e gestão educacional, história da formação e profissão docente, Pedagogia Histórico-crítica. 

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise dos Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (2006-2017) do SINAES sob a ótica de dicotomias de avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id292877. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/292877. Acesso em: 18 out. 2025.