Análise dos Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (2006-2017) do SINAES sob a ótica de dicotomias de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id292877Palavras-chave:
avaliação da educação superior, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instrumentos de avaliaçãoResumo
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foi implementado em 2004 e trouxe avanços significativos para a educação superior, propondo uma avaliação ancorada em três pilares principais: a avaliação institucional, a avaliação de cursos de graduação e a avaliação do desempenho dos estudantes. Desde a implementação do Sistema, especificamente em relação ao pilar focado na avaliação de cursos de graduação, vários instrumentos foram implementados, para embasar os atos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos, nas modalidades presencial e à distância. Nesse contexto, este artigo propõe, como objetivo geral, analisar os instrumentos de avaliação dos cursos de graduação instituídos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período compreendido entre 2006 e 2017, buscando mapear as mudanças ocorridas dentro das concepções e das dicotomias de avaliação: interna ou externa, formativa ou somativa, quantitativa ou qualitativa e integrada ou pontual. No que se refere aos aspectos metodológicos, se realizou uma pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos, foi feita uma análise com base em pesquisa documental. Espera-se, como resultado, que este artigo traga contribuições para o aprimoramento do Sinaes, principalmente no que tange a fornecer subsídios para o Inep para o aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação utilizados para subsidiar os atos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos.
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