Precarização do trabalho docente na educação superior

uma abordagem a partir do censo da educação superior 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id294570

Palavras-chave:

educação superior, precarização do trabalho docente, censo da educação superior

Resumo

O artigo trata sobre trabalho docente na educação superior com enfoque na sua precarização. O problema investigativo emerge da seguinte pergunta: em que medida os dados do Censo da Educação Superior 2023 apontam elementos que evidenciam a precarização do trabalho docente? O objetivo é analisar a precarização do trabalho docentes a partir dos dados apresentados no Censo de Educação Superior 2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, de objetivo exploratório e com coleta de dados documental. As conclusões apontam que a educação superior ao adotar práticas de gestão típicas do neoliberalismo, tem ampliado a precarização do trabalho docente por meio do aumento de estudantes por professor, flexibilização dos contratos de trabalho, expansão do modelo de ensino à distância e plataformização do setor, sendo esse fenômeno, mais perceptível nas instituições de educação superior privadas.

Biografia do Autor

  • Dr. Marlon Sandro Lesnieski, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutor em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2024). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2012). Especialista em Criação e Produção em Comunicação pela UNOESC (2009). Bacharel em Comunicação Social pela UNOESC (2007). Licenciado em História (UNIASSELVI, 2022). Membro do Grupo de estudos e pesquisas em processos pedagógicos e políticas de educação superior em Santa Catarina (GEPPPPES-SC). Atuou como professor adjunto nos cursos da área de ciências sociais e da educação na UNOESC (2012-2020). Editor dos Anais Eletrônicos de Comunicação Social (2017-2020). Pesquisador da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES. Atualmente é professor dos cursos da área de Gestão e Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC - SC. 

  • Dr. Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação ( PPGEd), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania e nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu. Tem desenvolvido pesquisas entorno das políticas educacionais na educação superior e básica com enfoque na formação e trabalho docente, democratização da educação, internacionalização, políticas neoliberais e teoria crítica em educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES / SC, pesquisador da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas, Processos de Educação Superior RIEPPES Unoesc/Unicamp, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES-UPF/RS e Vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade. Membro da Rede de Pesquisa Internacional Nexus Scientia. Na extensão atua na formação de professores nas redes estaduais, particulares e municipais fornecendo e estruturando cursos de capacitação docente. É editor-adjunto da Revista Roteiro (Qualis A2). No ano de 2022 como Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (PPGEI) da Unoesc. De 2021 à 2022 atuou no Núcleo de Apoio Docente (NAP). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda e dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Letras, Física, Química e Sociologia e membro do Conselho Municipal de Educação de Joaçaba representando a Educação Superior.

  • Natália Pozzebon Oleinick, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação stricto sensu da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Linha de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Membro e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES / SC. Possui Pós-Graduação lato sensu em Neuromarketing pelo Centro Universitário Internacional Uninter e Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina(Unoesc).

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Precarização do trabalho docente na educação superior: uma abordagem a partir do censo da educação superior 2023. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025032, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id294570. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/294570. Acesso em: 17 dez. 2025.