Precarização do trabalho docente na educação superior
uma abordagem a partir do censo da educação superior 2023
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id294570Palavras-chave:
educação superior, precarização do trabalho docente, censo da educação superiorResumo
O artigo trata sobre trabalho docente na educação superior com enfoque na sua precarização. O problema investigativo emerge da seguinte pergunta: em que medida os dados do Censo da Educação Superior 2023 apontam elementos que evidenciam a precarização do trabalho docente? O objetivo é analisar a precarização do trabalho docentes a partir dos dados apresentados no Censo de Educação Superior 2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, de objetivo exploratório e com coleta de dados documental. As conclusões apontam que a educação superior ao adotar práticas de gestão típicas do neoliberalismo, tem ampliado a precarização do trabalho docente por meio do aumento de estudantes por professor, flexibilização dos contratos de trabalho, expansão do modelo de ensino à distância e plataformização do setor, sendo esse fenômeno, mais perceptível nas instituições de educação superior privadas.
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Copyright (c) 2025 Dr. Marlon Sandro Lesnieski, Dr. Marcio Giusti Trevisol, Natália Pozzebon Oleinick

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