AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: ASPECTOS DA COLABORAÇÃO E DO TRABALHO EM EQUIPE

Autores

  • Rinaldo Henrique Aguilar da Silva Faculdade de Medicina de Marília
  • Luciana Teixeira Scapin Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF
  • Nildo Alves Batista Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Palavras-chave:

Educação interprofissional. Avaliação. Educação superior.

Resumo

Acredita-se que a educação interprofissional pode reforçar as atitudes para o trabalho em equipe e colaboração, levando a uma melhor assistência ao paciente após a formatura. Em outras palavras, o objetivo fundamental da educação interprofissional é a formação de estudantes de graduação na área da saúde mais preparados para a prática interprofissional. Este estudo procurou determinar quais as atitudes dos estudantes em relação à educação interprofissional para aspectos de colaboração e trabalho em equipe na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS / JF). Os dados foram coletados utilizando-se uma escala de percepção do trabalho interprofissional (RIPLS) e realização de grupo focal. Os resultados desta pesquisa indicam que os estudantes de graduação em ciências da saúde estão abertos para a aprendizagem compartilhada.

Biografia do Autor

  • Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, Faculdade de Medicina de Marília
    Mestre e Doutor em Genética e Evolução (UFSCar), Pós-doutorando em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialista em Administração Universitária e Gestão Acadêmica, Professor da Faculdade de Medicina de Marília (Famema)
  • Luciana Teixeira Scapin, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF
    Mestre em Ciências da Saúde - Área de Concentração Saúde Mental - Especialista em Psicopedagogia - Especialista em Assistência ao Psicótico – Professora da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF)
  • Nildo Alves Batista, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
    Mestre em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Medicina (Pediatria) pela USP, Livre-Docente em Educação Médica pela Universidade Federal de São Paulo, Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Coordenador do Programa de Pós-Graduação, nível Mestrado, em Ensino em Ciências da Saúde e Diretor Acadêmico do Campus Baixada Santista da UNIFESP.

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Publicado

08-12-2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE: ASPECTOS DA COLABORAÇÃO E DO TRABALHO EM EQUIPE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/34388. Acesso em: 2 ago. 2025.