EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Autores

  • Francisca Islandia Cardoso da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Janete De Páscoa Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Ahecio Kleber Araújo Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Nanci Maria de França Universidade Católica de Brasília. Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília – UCB

Palavras-chave:

Educação superior. evasão. Educação física.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os fatores que motivaram a evasão de alunos ingressantes em 2005 no curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Federal do Piauí. Inicialmente, utilizaram-se informações (nome, contato telefônico, período de egressão e endereço) fornecidas pela coordenação do curso a cerca dos 66 alunos ingressantes em 2005 via vestibular. Os demais dados, pessoais e acadêmicos, foram coletados mediante a aplicação de questionários junto aos alunos diplomados em tempo ideal e aos alunos declarados evadidos do curso. A amostra foi composta por 10 alunos diplomados e11 alunos evadidos. A pesquisa empírica foi realizada no período de agosto a novembro de 2010. Os resultados da pesquisa revelaram que os fatores responsáveis pela evasão dos alunos foram: falta de informações sobre o curso, descontentamento com a profissão, imaturidade ao escolher o curso, pouca interação com o curso, e, simultaneidade de dois cursos. Verificamos três situações distintas que circundam o processo de evasão do aluno. A primeira é caracterizada pelo abandono do curso de Educação Física para concluir um segundo curso já iniciado; a segunda consiste no abandono do curso para iniciar outro; e a terceira situação caracteriza-se pela evasão total do ensino superior. Concluimos que se pode considerar como principal fator responsável pela evasão do grupo de alunos avaliado, a escolha do curso de maneira equivocada e precipitada por parte do aluno.

Biografia do Autor

  • Nanci Maria de França, Universidade Católica de Brasília. Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília – UCB
    Doutora em Educação Física. Professora da Universidade Católica de Brasília – UCB. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Escolares – UCB.

Downloads

Publicado

24-05-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/60368. Acesso em: 3 maio. 2025.