OPORTUNIDADES DE MELHORIA NOS PROGRAMAS DE MESTRADO ACADÊMICO EM CONTABILIDADE A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA CAPES: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL
Palavras-chave:
Avaliação CAPES. Mestrados acadêmicos. Ciências contábeis.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES), os pontos fortes e as oportunidades de melhorias dos cursos de mestrado acadêmico em Ciências Contábeis, nos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006. Realizou-se uma pesquisa descritiva e longitudinal com coleta de dados por meio de pesquisa documental. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de importância versus desempenho. Observou-se que os programas melhoraram seu desempenho ao longo das avaliações em todas as prioridades de melhoria. Os principais pontos fortes identificados foram Corpo Discente, Teses e Dissertações; Produção Intelectual; e Corpo Docente. A aplicação da análise de importância versus desempenho mostrou-se adequada, uma vez que indicou as oportunidades de melhoria e os pontos fortes dos programas. A metodologia utilizada pode servir de norte para que cada programa analise seu desempenho em relação aos pesos atribuídos pela CAPES, bem como comparativamente ao desempenho dos demais programas avaliados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.