PERCEÇÕES DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Palavras-chave:
Avaliação. Aprendizagem. Ensino superior.Resumo
Neste artigo apresentamos dados de um estudo mais vasto no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Avaliação, cujo objetivo consistiu em conhecer as perceções dos estudantes universitários sobre a avaliação, em particular sobre os métodos de avaliação mais utilizados e a relação entre avaliação e aprendizagem. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, aplicado ao 3º ano de diferentes cursos (Educação, Engenharia, Medicina, Educação Básica e Psicologia) da Universidade do Minho. No total, participaram 254 estudantes. Os dados revelam que os aspetos que os estudantes mais associam à avaliação são a aprendizagem, os testes/exames, a verificação de conhecimentos e as notas/classificações, sendo o conflito, o receio/medo e a imposição os menos ligados ao processo avaliativo. Globalmente, e em relação aos métodos de avaliação, as apresentações orais em grupo, os testes e os relatórios de grupo são os mais utilizados na perspetiva dos alunos, sendo menos frequentes o ensaio individual, o ensaio em grupo e os testes orais, destacando-se, portanto, os que apelam mais ao trabalho de grupo em detrimento do individual. Neste artigo, discutem-se ainda os métodos tradicionais versus métodos alternativos de avaliação quanto à sua eficácia na perspetiva dos alunos e respetivas implicações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.