FORMAÇÃO DE DOUTORES NO BRASIL: O ESGOTAMENTO DO MODELO VIGENTE FRENTE AOS DESAFIOS COLOCADOS PELA EMERGÊNCIA DO SISTEMA GLOBAL DE CIÊNCIA

Autores/as

  • Milena Yumi Ramos Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
  • Lea Velho

Palabras clave:

Redes internacionais de pesquisa. Colaboração científica. Doutores. Avaliação dos programas de pós-graduação. Capes.

Resumen

Este artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional.

Biografía del autor/a

  • Milena Yumi Ramos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
    Engenheira de Alimentos (Unicamp, 2001), Mestre em Administração (USP, 2005) e Doutoranda em Política Científica e Tecnológica (Unicamp). Atuou como colaboradora técnica em pesquisas na área de política e gestão tecnológica (PGT/USP) e na estruturação do Observatório de Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. De setembro de 2003 a junho de 2011, integrou a equipe técnica responsável pelo Programa FAPESP de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, é pesquisadora na Embrapa, vinculada à Coordenadoria de Planejamento da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE).

Publicado

2012-12-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FORMAÇÃO DE DOUTORES NO BRASIL: O ESGOTAMENTO DO MODELO VIGENTE FRENTE AOS DESAFIOS COLOCADOS PELA EMERGÊNCIA DO SISTEMA GLOBAL DE CIÊNCIA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/104634. Acesso em: 19 apr. 2025.