Currículo universitário: do México ao Brasil neoliberais.

Authors

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Doutorando em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Professor Adjunto do Curso de Comunicação Social - Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO Professor Convidado no Curso de Pedagogia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Campus Duque de Caxias.

Keywords:

Currículo Universitário, Políticas, Neoliberalismo

Abstract

O objetivo deste estudo foi discutir e comparar percepções e ações curriculares de professores universitários mexicanos e brasileiros. Contextualizando as realidades socioeconômicas dos dois países e, principalmente, as políticas governamentais voltadas ao ensino superior, observa-se, nas várias falas dos professores, uma abordagem simplista de currículo, significando-o apenas como preocupações de conteúdos administrados em disciplinas e planos de ensino. Aspectos da realidade social, política e econômica são desatrelados do pensamento e prática curriculares, onde o maior objetivo se tornou a adequação ao mercado de trabalho. Nota-se, direta e indiretamente, influências do pensamento e práticas neoliberais no posicionamento desses professores tanto quanto ao currículo como com a própria funcionalidade do ensino superior, refletindo e reproduzindo, em seus discursos e práticas, as políticas governamentais neoliberais vigentes.

Author Biography

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte, Doutorando em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Professor Adjunto do Curso de Comunicação Social - Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO Professor Convidado no Curso de Pedagogia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Campus Duque de Caxias.
    Dostoiewski é Professor Adjunto na Universidade do Grande Rio, no Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, sendo membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) deste curso. Também é Professor Convidado no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Campus Duque de Caxias. É Doutorando em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde estuda relações discursivas entre Comunicação e Educação. É Mestre em Educação pela UNESA-RJ, na Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação. Possui pós-graduação em Gestão Administrativa e Marketing e cursos de qualificação em Didática do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa Científica. É graduado em Comunicação Social-Cinema pela UFF-RJ. Na Universidade do Grande Rio, além de docente, atua como Pesquisador, orientando Projetos de Iniciação Científica e em produções e apresentações acadêmicas, como no Intercom, Endipe e Anped Regional. Participa da Coordenação de Projetos de Extensão, como o EmCurta - Festival de Curtas-metragens da Unigranrio e o Festival Curta-documentário sobre Ciência. Além disso é professor coordenador de disciplina do Núcleo de Educação à Distância desta Universidade. Além de atuar como docente de disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e trabalho acadêmico. É Proprietário da Produtora de Videos Publicitários-Cinema "Nahar Media", onde atua como Diretor Artístico e Administrativo, assim como Diretor de Marketing e Marketing Cultural, tendo dirigido diversos vídeos publicitários, campanhas institucionais e curta-metragens em diversos formatos. Dostoiewski também atuou como Assistente de Direção da Tv Globo, trabalhando em novelas e programas semanais. Classificando-se como um profissional múltiplo, Dostoiewski atua tanto no meio acadêmico, como professor e pesquisador, como no mercado, na direção e produção de campanhas publicitárias, marketing e entretenimento.

Published

2015-12-10

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Currículo universitário: do México ao Brasil neoliberais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/106884. Acesso em: 19 apr. 2025.