EAD NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores/as

  • Luiz Fernando Gomes

Palabras clave:

Educação a distância. Ensino superior. Universidade aberta do Brasil. Tecnologias educacionais.

Resumen

O presente trabalho discute alguns aspectos relativos à presença das tecnologias no Ensino Superior, começando pelo que chamamos, no Brasil, de Educação a Distância, com especial destaque para a criação do Sistema UAB- Universidade Aberta do Brasil e o contexto de sua criação. Salientamos que o projeto UAB apresenta certas incoerências em termos de legislação e também de propósitos e que, até agora, não se notam avanços pedagógicos marcantes nessa modalidade, cujos interesses tem se pautado na busca na transposição de práticas do ensino presencial. Argumentamos que a presença das tecnologias atuais de informação e de comunicação no cotidiano educacional, tanto no ensino presencial quanto no a distância deve ser transformadora, pois ela potencializa e pressupõe um outro paradigma educacional, que passa pela descentralização do currículo, do empoderamento dos alunos e da presença forte das comunidades de aprendizagem e das redes de relacionamento.

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

EAD NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/113548. Acesso em: 19 apr. 2025.