COTAS E DESEMPENHO ACADÊMICO NA UFBA: UM ESTUDO A PARTIR DOS COEFICIENTES DE RENDIMENTO

Authors

  • Adriano de Lemos Alves Peixoto UFBa
  • Elisa Maria Barbosa de Amorim Ribeiro Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia
  • Antônio Virgilio Bittencourt Bastos Instituto de Psicologia universidade Federal da Bahia
  • Maria Cecilia Koehne Ramalho Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia

Keywords:

cotas, avaliação, desempenho acadêmico

Abstract

Um debate recorrente em torno das cotas na universidade é a possibilidade do cotista obter rendimento satisfatório a despeito das diferenças no seu processo de formação anterior ao ingresso na Universidade. O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de alunos cotistas e não cotistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reunindo evidências que possam embasar ações institucionais no sentido de assegurar sólida formação a todos os seus alunos. A amostra foi por composta por todos os alunos ativos (N=26.175) matriculados. As análises indicam desempenho superior de não cotistas, sendo a magnitude da diferença 6,81% (F=348,114, p<.000) quando os dois grupos são diretamente comparados. Quando separados por área de conhecimento, os cotistas apresentam desempenho superior em cursos das áreas de artes e humanidades de média e baixa concorrência. O déficit na formação básica, principalmente no domínio da matemática, aparece como um possível fator de influência nesta diferença de desempenho. Os resultados sugerem um fenômeno complexo e multifacetado. Para além das disputas ideológicas é preciso intervir nesta disparidade para uma efetiva inclusão dos cotistas na universidade.

Author Biographies

  • Adriano de Lemos Alves Peixoto, UFBa
    Graduado em Administração Graduado em Psicologia Mestre em Administração (UFBa) PhD em Psicologia - Institute of Work Psychology (UK)
  • Elisa Maria Barbosa de Amorim Ribeiro, Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia
    Psicóloga Mestre em Psicologia (UFBA) Doutoranda em Psicologia
  • Antônio Virgilio Bittencourt Bastos, Instituto de Psicologia universidade Federal da Bahia
    Psicólogo Mestre em Educação (UFBA) Doutor em Psicologia (UnB)
  • Maria Cecilia Koehne Ramalho, Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia
    Graduanda em Psicologia da UFBA

Published

2016-07-28

Issue

Section

Artigo

How to Cite

COTAS E DESEMPENHO ACADÊMICO NA UFBA: UM ESTUDO A PARTIR DOS COEFICIENTES DE RENDIMENTO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/128014. Acesso em: 19 apr. 2025.