O SIGNIFICADO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DE TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores/as

  • Ana Elisa de Souza Falleiros Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcio Lopes Pimenta Universidade Federal de Uberlândia.
  • Valdir Machado Valadão Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Cultura organizacional, SINAES, Auto-avaliação Institucional, Administração Pública

Resumen

O Ministério da Educação, seguindo a tendência de uma administração pública gerencial, criou em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior como uma forma de regular as Instituições de Ensino Superior e avaliar a qualidade da educação no Brasil. Este trabalho tem como objetivo principal analisar os significados atribuídos à Auto-avaliação institucional pelos técnicos-administrativos da classe E com função gratificada da Universidade Federal de Uberlândia, considerando a perspectiva de integração, diferenciação e fragmentação. Utilizando como método de procedimento o estudo de caso e entrevistas em profundidade, foram coletados os discursos dos servidores para identificar os significados atribuídos à Auto-avaliação Institucional em diferentes momentos. A análise de conteúdo evidenciou que na Universidade Federal de Uberlândia ainda não se tem uma cultura de avaliação e, um dos motivos para isso, é a falta de resultados práticos advindos do processo de avaliação.

Publicado

2016-07-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O SIGNIFICADO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DE TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/128222. Acesso em: 19 apr. 2025.