AVALIAÇÃO DE REDES DE PESQUISA E COLABORAÇÃO

Authors

  • Denise Balarine Cavalheiro Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Célia Elizabete Caregnato Docente DEC Faced UFRGS.
  • Elizeth Gonzaga dos Santos Lima UNEMAT Universidade do estado do Mato Grosso PPG Educação
  • Isabel Gomes Pinho Pesquisadora-Universidade de Aveiro, Portugal
  • Bernardo Sfredo Miorando Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Priscila Bier da Silveira Bolsista Iniciação Científica CNPq/UFRGS.

Keywords:

avaliação, redes pesquisa, colaboração científica, indicadores avaliação.

Abstract

Resumo O setor acadêmico brasileiro vive um momento de estresse quantitativista. Docentes e pesquisadores são avaliados pelas métricas individuais de sua produção bibliográfica. Apesar de sua importância, a colaboração no trabalho de pesquisa em grupo, nas redes de pesquisa, ainda não constitui objeto de avaliação sistemática. Medem-se os produtos, mas os processos que os geram permanecem desconhecidos. Este estudo objetivou construir marcadores para a avaliação de processos interativos de trabalho em redes de pesquisa. Entendemos que este tipo de rede se estabelece quando um grupo colabora com a intenção de produzir conhecimento. A literatura consultada apontou que, embora tal interação possa ser representada graficamente, há ainda número reduzido de trabalhos sobre o tema da avaliação de redes de pesquisa e colaboração ou de parceria em pesquisa. A partir da teoria, desenvolvemos uma metodologia de análise de currículos de pesquisadores com uso de softwares para construção de planilhas de dados, contagem de coautorias e análise de redes sociais. Estas técnicas permitiram a elaboração de planilhas da produção bibliográfica dos pesquisadores, de grafos representando suas redes e a construção de um protocolo de avaliação de redes de colaboração e pesquisa. Os sujeitos investigados foram pesquisadores 1A do CNPq, líderes de grupo de pesquisa nas áreas de Educação, Engenharia de Produção e Física. Os resultados identificam 10 marcadores/indicadores quali-quantitativos para avaliação de processos de pesquisa em rede que foram testados e validados em contexto de aplicação. Palavras-chave: avaliação; redes pesquisa; colaboração científica; indicadores avaliação. Apoio CNPq

Author Biographies

  • Denise Balarine Cavalheiro Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Denise Leite Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Convidada PPGEDU UFRGS. Pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: denise.leite@pq.cnpq.br
  • Célia Elizabete Caregnato, Docente DEC Faced UFRGS.
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). docente DEc Faced Ufrgs
  • Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, UNEMAT Universidade do estado do Mato Grosso PPG Educação
    Elizeth Gonzaga dos Santos Lima Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente PPG EDU Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Pós-doc em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Bolsista CNPq
  • Isabel Gomes Pinho, Pesquisadora-Universidade de Aveiro, Portugal
    Isabel Pinho Pesquisadora-Universidade de Aveiro, Portugal. Doutora em Gestão do Conhecimento, pela Universidade de Aveiro, Portugal. Pós-doc em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Bolsista CNPq - Brasil.
  • Bernardo Sfredo Miorando, Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Bernardo Sfredo Miorando Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Priscila Bier da Silveira, Bolsista Iniciação Científica CNPq/UFRGS.
    Priscila Bier da Silveira Bolsista Iniciação Científica CNPq/UFRGS. Curso de Pedagogia Faced UFRGS.

Published

2014-02-11

Issue

Section

Artigo

How to Cite

AVALIAÇÃO DE REDES DE PESQUISA E COLABORAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/129262. Acesso em: 19 apr. 2025.