INOVAÇÃO E ABERTURA NO DISCURSO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Authors

  • Daniervelin Renata Marques Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Danilo Rodrigues César Universidade de Uberaba/Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Práticas pedagógicas. Educação a Distância. Discurso.

Abstract

os valores de liberdade, inovação e abertura de métodos e técnicas de ensino/aprendizagem são quase clichés nos discursos sobre a educação nos dias atuais, independente do espaço em que ela se dá. Em que medida, entretanto, essas variações atingem realmente a estrutura profunda e fundamental das práticas didáticas? Dedicamos nosso estudo, aqui recortado, às formas de integração entre a convocação de usos e a proposição de novos modos de existência, pela modelação de novas possibilidades de uso didático na Educação a Distância no ensino superior. Partimos e retomamos, para essa reflexão, sobretudo discursos verbais de dois cursos livres online que propõem "mudanças" nos modos de ensino e de aprendizagem. Percebemos que por trás de alguns valores das práticas analisadas há euforização de valores como flexibilidade, informalidade, ludicidade, imediatismo, aceleração, entre outros normalmente clamados no discurso dito moderno. É por essa (re)configuração das práticas que os sujeitos acreditam ajustar o fazer pedagógico à contemporaneidade.

Author Biographies

  • Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    É doutora em Letras pela FFLCH/USP, com período-sanduíche (na Université Paris 8 (Paris-FR)). É mestre em Linguística Aplicada pela UFMG, graduada em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. Professora da UFTM.
  • Danilo Rodrigues César, Universidade de Uberaba/Universidade Federal de Uberlândia
    doutor em difusão do conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em educação pela mesma instituição. É Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (TPD), Licenciado em Matemática e Informática pelo CEFET-MG, Especialista em Rede de Computadores, Pós-graduado em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). É pós-doutorando em Educação na Universidade Federal de Uberlândia. É professor da Universidade de Uberaba e vinculado ao Mestrado em Educação.

Published

2016-07-28

Issue

Section

Artigo

How to Cite

INOVAÇÃO E ABERTURA NO DISCURSO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/130499. Acesso em: 19 apr. 2025.