UM ESTUDO SOBRE APOIO SOCIAL E AUTOCONCEITO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Authors

  • Renata de Castro Matias Escola de Enfermagem Wenceslau Braz
  • Selma de Cássia Martinelli

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-4077.2017v22n1p13-31

Keywords:

Ensino superior. Percepção de estudantes. Estudantes universitários

Abstract

Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material.

Published

2016-09-02

Issue

Section

Artigo

How to Cite

UM ESTUDO SOBRE APOIO SOCIAL E AUTOCONCEITO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 13–31, 2016. DOI: 10.1590/S1414-4077.2017v22n1p13-31. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/149614. Acesso em: 19 apr. 2025.