QUESTIONÁRIO DE VIVÊNCIAS ACADÊMICAS (QVA-R): AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM UM CURSO COM CURRÍCULO INOVADOR
Keywords:
Educação Médica, Diretrizes Curriculares Nacionais, Adaptação à Universidade.Abstract
Este artigo analisa o impacto do currículo inovador na adaptação dos estudantes de medicina, propondo-se verificar os fatores que interferem na vivência acadêmica. Utilizamos o Questionário de Vivências Acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r), com escala de Likert de 5 pontos. Participaram 90 estudantes de medicina, 40 da 1ª série e 40 da 3ª série. Em relação ao gênero 60% (n = 48) foram do sexo feminino com (QVA-r total 3,7) e 40% (n = 32) do masculino com (QVA-r total 3,8). Os participantes que exerciam atividade remunerada apresentaram média inferior na dimensão estudo (M =3,3) em relação aos que não exerciam nenhuma atividade remunerada (M = 3,6). Observamos que a dimensão carreira exerce um papel importante na adaptação dos estudantes (M = 4,2) para ambas as série. Foram identificadas diferenças referentes à idade, evidenciando que os estudantes com maior média demonstraram melhor adaptação à instituição. Constatamos que as mulheres apresentam melhor adaptação ao método de ensino e os homens demonstram melhor adaptação global à instituição. Concluímos que o QVA-r demonstrou ser um bom instrumento de avaliação da adaptação dos estudantes frente à implantação de currículos inovadores no curso médico.Downloads
Published
2016-09-02
Issue
Section
Artigo
License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
How to Cite
QUESTIONÁRIO DE VIVÊNCIAS ACADÊMICAS (QVA-R): AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM UM CURSO COM CURRÍCULO INOVADOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 105–123, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/151770. Acesso em: 19 apr. 2025.