O PROUNI NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: INDICADORES DO ACESSO E PERMANENCIA, NO BRASIL (2005-2010)

Authors

  • Danielle Dias da Costa Universidade Federal do Amapá
  • Norma Iracema de Barros Ferreira Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação/ Mestrado em Desenvolvimento Regional, bem como o do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ambos da Universidade Federal do Amapá. Endereço: Rod. Juscelino Kubitschek, KM-02 Jardim Marco Zero, Colegiado de Pedagogia, Macapá - AP CEP 68.903-419

Keywords:

PROUNI. Expansão. Acesso.

Abstract

O estudo avalia em que medida o PROUNI expande o acesso à Educação Superior, identificando as condições de ingresso, matrículas, custo-aluno e índice de conclusão de Curso (2006-2010), numa escala nacional. A pesquisa foi de abordagem quanti-qualitativa, com levantamento documental no Portal INEP, Sisprouni e dados da Receita Federal. Os resultados apontam que o PROUNI: incrementou em média 9% as matrículas no setor privado; o custo-aluno foi em média R$ 3.393,81/anual e R$ 273,99/mensal por bolsista, sendo superior ao valor do arrecado com acadêmicos pagantes nos Cursos mais ofertados pelo Programa; a ociosidade das bolsas foi em média 31,9%; a evasão foi de 10,4%, principalmente pelas restrições econômicas dos estudantes.

Author Biographies

  • Danielle Dias da Costa, Universidade Federal do Amapá
    Professora Assistente, Classe III, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá. Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutoranda em educação em Ciências e Matemática (UFMT).
  • Norma Iracema de Barros Ferreira, Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação/ Mestrado em Desenvolvimento Regional, bem como o do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ambos da Universidade Federal do Amapá. Endereço: Rod. Juscelino Kubitschek, KM-02 Jardim Marco Zero, Colegiado de Pedagogia, Macapá - AP CEP 68.903-419
    Doutora em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Educação, pela Fundação Getúlio Vargas.

Published

2016-09-02

Issue

Section

Artigo

How to Cite

O PROUNI NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: INDICADORES DO ACESSO E PERMANENCIA, NO BRASIL (2005-2010). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 141–163, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/152869. Acesso em: 19 apr. 2025.