ENGAJAMENTO DO ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR COMO INDICADOR DE AVALIAÇÃO

Autores/as

  • Letícia Martins de Martins Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • José Luis Duarte Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Engajamento do estudante, Avaliação da educação superior, Indicadores da educação superior, SINAES

Resumen

O engajamento é um fator já estudado e avaliado internacionalmente, assim como é utilizado como um indicador para avaliar a qualidade de oferta no ensino. Nesse sentido este artigo pretende apresentar uma revisão da literatura internacional sobre o engajamento do estudante. Inicialmente é definido o conceito de engajamento, a seguir a relação de engajamento do estudante e sucesso acadêmico. O artigo também busca apresentar os modelos de avaliação do engajamento encontrados na literatura internacional, assim como as práticas institucionais e o engajamento do estudante. Por fim, são traçadas as considerações finais do artigo.

Biografía del autor/a

  • Letícia Martins de Martins, Instituto Federal do Rio Grande do Sul
    Doutora em Engenharia da Produção
  • José Luis Duarte Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Publicado

2016-09-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ENGAJAMENTO DO ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR COMO INDICADOR DE AVALIAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 223–247, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/154972. Acesso em: 19 apr. 2025.