Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado

Autores/as

  • Anandra santos Ribeiro de Oliveira Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.
  • Ivair Ramos Silva Harvard Medical School, Department of Population Medicine; Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Estatística.

Palabras clave:

Educação superior, avaliação, desempenho acadêmico.

Resumen

A discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar.

Biografía del autor/a

  • Anandra santos Ribeiro de Oliveira, Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.
    Anandra Santos Ribeiro de Oliveira Mestre em Educação Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Educação, Pesquisadora. anandraribeiro@gmail.com Rua do Seminário, s/n, Centro. 35420000 - Mariana, MG – Brasil anandraribeiro@gmail.com
  • Ivair Ramos Silva, Harvard Medical School, Department of Population Medicine; Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Estatística.
    Ivair Ramos Silva Harvard Medical School, Department of Population Medicine, Invited Cientist. Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Estatística, Professor. ivairest@gmail.com Morro do Cruzeiro, s/n, Bauxita. 35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil

Publicado

2017-12-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/168036. Acesso em: 19 apr. 2025.