A INTERAÇÃO COMO INDICADOR DE QUALIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES, TUTORES E DISCENTES

Autores/as

  • Enedina Betânia Leite de Lucena Pires Nunes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Isabel Cristina Auler Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Palabras clave:

Interação. Educação a distância. Avaliação de curso na modalidade a distância.

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar como se configura a interação entre docentes, tutores e estudantes do curso de Biologia EaD da Universidade Federal do Tocantins (UFT), conforme os indicadores de avaliação integrantes dos Referencias de Qualidade e do Instrumento de Avaliação de cursos, do Ministério da Educação. A fundamentação se baseia em Lévy (1999); Silva (2006); Primo (2000, 2001, 2003, 2005, 2011); periódicos científicos, teses e dissertações, bem como o projeto pedagógico do curso. A abordagem qualitativa foi adotada nesta pesquisa a partir de um estudo de caso no referido curso, no período de 2005 (implantação da EaD na UFT) a 2015 (ano do 6º módulo do curso) utilizando-se da análise documental e de conteúdo. Constata-se que a interação repercute diretamente nas práticas do curso de Biologia EaD como indicador de qualidade de avaliação, não podendo a tecnologia ser reduzida meramente à ferramenta para transmissão de informações e nem o processo educativo ser similar ao ensino presencial. No curso pesquisado, com base nos indicadores propostos, a interação ocorre de maneira mediana, apresentando características reativas. Por outro lado, o Instrumento de Avaliação do MEC (2015) não apresenta indicadores que explicitem se há excelência na interação promovida como garantia de padrão de qualidade do curso, mas sim, se existem níveis de qualidade na avaliação do curso. Constata-se também a necessidade de se desenvolver mais pesquisas na área, para que a EaD, tendo a interação como característica fundamental, se constitua, efetivamente, numa modalidade de acesso à educação superior de qualidade.

Biografía del autor/a

  • Enedina Betânia Leite de Lucena Pires Nunes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Administradora na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
  • Isabel Cristina Auler Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Palmas, Cursos de Pedagogia e Mestrados em Educação e ProfLetras. Integrante do grupo de pesquisa da plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo, linguagem e tecnologias.
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
    Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha. Professora associada IV da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Líder do grupo de pesquisa Práxis no CNPq desde 2004.

Publicado

2018-10-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A INTERAÇÃO COMO INDICADOR DE QUALIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO COM DOCENTES, TUTORES E DISCENTES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/170552. Acesso em: 19 apr. 2025.