A PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CONHECIMENTO PERTENCENTE NA FORMAÇÃO HUMANA.

Authors

  • Marisa Soares Universidade Nove de Julho UNINOVE
  • Antonio Joaquim Severino Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Keywords:

Ensino Superior. Iniciação Científica. Aprendizagem Significativa.

Abstract

Com base em nossa pesquisa de natureza qualitativa e por meio do estudo de caso evidenciamos a necessidade de compreender e analisar sobre as possibilidades didático pedagógicas da prática da pesquisa realizada nas atividades de Iniciação Científica, que em nossa experiência na universidade pesquisada tem se demonstrado, além de uma ponte de conexão entre os alunos da graduação com os projetos docentes da Pós-Graduação, uma perspectiva de uma formação profissional com qualidade. Para tanto, analisamos um universo amostral formado por professores, alunos e egressos de cursos de Pedagogia e Licenciaturas de uma universidade paulista, utilizamos o procedimento técnico de questionário ao se focalizar uma questão aberta, posto que objetivamos analisar o resultado pedagógico da prática da Iniciação Científica, com vistas a verificar até que ponto esta prática contribui para a aprendizagem significativa. Por aprendizagem significativa, entendemos a apropriação, pelo aprendiz, do próprio processo de construção do conhecimento e não somente de seus produtos, bem como a compreensão de sua inserção na produção da existência pessoal e social. Foram compulsadas fontes bibliográficas que tratam do processo de construção de conhecimento em relação com o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, explicitando nossas categorias teóricas de análise.

Author Biographies

  • Marisa Soares, Universidade Nove de Julho UNINOVE
    Doutora em Educação pela UNINOVE, mestre em Educação pela UMESP, especialização em Ciências Sociais pela Rede CLACSO, graduada em Pedagogia pela UNINOVE e licenciada em Letras pela FASB. Pesquisadora do grupo de pesquisa de Filosofia da Educação - GRUPEFE - UNINOVE.
  • Antonio Joaquim Severino, Universidade Nove de Julho - UNINOVE
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Prof titular de Filosofia da Educação, Faculdade de Educação da USP; é bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica; Dr. em Filosofia pela PUC de São Paulo. Livre-docente em Filosofia da Educação pela USP.

Published

2018-05-08

Issue

Section

Artigo

How to Cite

A PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CONHECIMENTO PERTENCENTE NA FORMAÇÃO HUMANA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/173412. Acesso em: 19 apr. 2025.