AS ATITUDES DOS ESTUDANTES FACE À AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Sónia Cardoso A3ES e CIPES
  • Rui Santiago UA e CIPES
  • Cláudia Sarrico UA e CIPES

Palabras clave:

Ensino superior. Avaliação. Estudantes. Representações estudantis. Portugal.

Resumen

Apesar da sua importância para a avaliação das instituições de ensino superior, os estudantes parecem não constituir, ainda, um objecto de estudo relevante no campo da investigação sobre este processo de regulação institucional. Reconhecendo esta lacuna, o presente estudo pretende, através da análise das representações que os estudantes elaboram deste processo, indagar sobre os contornos que emolduram as suas atitudes relativamente ao mesmo. Recorre, neste sentido, ao enquadramento metodológico e aos resultados empíricos de uma investigação mais abrangente, que tem por objecto a análise do conteúdo das representações estudantis da avaliação das instituições de ensino superior. A análise dos resultados permite concluir que os estudantes assumem atitudes tendencialmente positivas face à noção e à implementação da avaliação, como resultado da legitimidade que lhe reconhecem. Esta legitimidade surge, por sua vez, conectada, essencialmente, com razões instrumentais, ligadas ao incremento da qualidade das instituições, dos cursos e da docência e, em última instância, à promoção da integração dos futuros graduados no mercado de trabalho.

Biografía del autor/a

  • Sónia Cardoso, A3ES e CIPES
    Investigadora do Gabinete de Análise e Desenvolvimento da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Lisboa, Portugal e Investigadora do Centro de Investigação em Políticas de Ensino Superior, Matosinhos, Portugal. Endereço para correspondência: Secção Autónoma das Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro, Portugal. Endereço electrónico: scardoso@ua.pt.
  • Rui Santiago, UA e CIPES
    Professor Associado com Agregação da Secção Autónoma das Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal e Investigador do Centro de Investigação em Políticas de Ensino Superior, Matosinhos, Portugal.
  • Cláudia Sarrico, UA e CIPES
    Professora Auxiliar da Secção Autónoma das Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal e Investigadora do Centro de Investigação em Políticas de Ensino Superior, Matosinhos, Portugal.

Publicado

2010-09-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AS ATITUDES DOS ESTUDANTES FACE À AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/21121. Acesso em: 19 apr. 2025.