POR UMA GESTÃO MAIS DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SEUS EGRESSOS

Authors

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiana Lopes Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Conselho escolar. Gestão democrática da escola. Educação a distância.

Abstract

Este estudo tem como objetivo avaliar as contribuições de um curso de extensão a distância na atuação profissional dos seus egressos no que diz respeito às ações de implantação e/ou fortalecimento dos Conselhos Escolares. Para tanto, realizou-se um levantamento de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário, o que resultou na análise das respostas de 1143 participantes. Os resultados evidenciaram que 64% dos cursistas colocaram em prática ações planejadas durante o curso e aqueles que realizaram as ações perceberam melhor aproveitamento do curso e maior aprendizagem. A partir disso, reforça-se a importância de políticas e ações de formação continuada que prezem pela relação entre teoria e prática para melhoria da qualidade da educação.

Author Biographies

  • Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina
    Psicologa e Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Fabiana Lopes Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina
    Licenciada em Filosofia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Edumídia

Published

2019-11-22

Issue

Section

Artigo

How to Cite

POR UMA GESTÃO MAIS DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA PARA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SEUS EGRESSOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/222206. Acesso em: 19 apr. 2025.