ESTUDOS SOBRE A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL À LUZ DAS MÚLTIPLAS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores/as

  • Wandilson Alisson Silva Lima Universidade Federal da Bahia/Pesquisador Instituto Federal do Sertão Pernambucano/Servidor Público https://orcid.org/0000-0001-5430-477X
  • Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Avaliação de políticas públicas, Múltiplas abordagens, PNAES

Resumen

O artigo tem como objetivo central descrever as perspectivas dos estudos sobre a avaliação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) à luz das múltiplas abordagens teórico-metodológicas. Realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados, que totalizaram 73 trabalhos lidos na íntegra, dos quais 28 foram considerados para discussão. Na análise documental, foram explorados os relatórios de Gestão do MEC dos últimos 10 anos. Os achados demonstram que as formas avaliativas do Programa são voltadas geralmente para a realidade local de alguma Instituição específica. Os estudos analisados justificam que inexistem pesquisas de avaliação o sob o enfoque de múltiplas abordagens teórico-metodológicas que contribuam para avaliar nacionalmente o PNAES. É possível afirmar a necessidade de desenvolver, validar, aplicar e difundir pesquisas pluralistas de avaliação com vistas à verificação da implementação do Programa.

Biografía del autor/a

  • Wandilson Alisson Silva Lima, Universidade Federal da Bahia/Pesquisador Instituto Federal do Sertão Pernambucano/Servidor Público

    Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Administrador no Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

  • Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes, Universidade Federal da Bahia

    Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutorado em Direito Internacional da Saúde pela Faculdade de Direito e Centro Hospitalar Universitário da Universidade de Nice Sophia Antípolis (França, 2016)

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Publicado

2020-05-05

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ESTUDOS SOBRE A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL À LUZ DAS MÚLTIPLAS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 1, 2020. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/230999. Acesso em: 19 apr. 2025.