A multidimensionalidade da vulnerabilidade acadêmica no programa de assistência estudantil da UTFPR.
Keywords:
vulnerabilidade acadêmica, multidimensionalidade, assistência estudantil.Abstract
This article aims to analyze the multidimensionality of academic vulnerability in the UTFPR student assistance program, using the student's vulnerability index (IVA-UTFPR) as a classification instrument. This is a statistical and documentary study, of a quanti-qualitative nature, based on the bibliographic review. The results demonstrate that both in the composition of the VAT-UTFPR and in the ranking ranking, per capita income is not the only indicator with percentage weight.
References
CARVALHO, M. A educação superior no brasil: o retorno privado e as restrições ao ingresso. Revista Sinais Sociais, v.5., n.15., p. 82-109, 2011. Disponível em: http://www.sesc.com.br/portal/publicacoes/sesc/revistas/sinaissociais/n15/n15. Acesso em: 15 set. 2019.
FONAPRACE. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos estudantes de graduação. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconômico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.
JANNUZZI, P.M. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.36, n1., p:51-72. Jan/Fev., 2002. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6427. Acesso em: 13 ago. 2019.
MAURIEL, Ana. Paula. O. Combate à pobreza e desenvolvimento humano: impasses teóricos na construção da política social na atualidade. 351 p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – IFCH/Unicamp, 2008.
ROQUE, Antônio. Estatística II. Aula 13. Disponível em: http://sisne.org/Disciplinas/Grad/ProbEstat2/aula13.pdf. Acesso em: 01 abr. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.