Funções e contribuições das universidades na geração de inovações

o caso da Região do Grande ABC Paulista

Autores/as

  • DAVID PENOF Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Instituto Mauá de Tecnologia https://orcid.org/0000-0003-4517-3581
  • João Pamplona Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Pontifícia Universidade Católica -SP

Palabras clave:

Universidades Inovação RGABC

Resumen

O artigo tem por objetivo descrever as funções e as contribuições das universidades locais no processo de inovação regional. A presença marcante das universidades nas regiões com acentuada inovação e sua interação com empresas fazem emergir a importância da análise das funções e das contribuições das universidades na transferência de conhecimento, de tecnologia e geração de inovações nas diversas regiões que almejam status de regiões inovadoras. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, justificada pelo interesse em se analisar de forma mais profunda as variáveis que permeiam o objeto investigado. Verificou-se, a partir de arcabouço teórico-analítico original, que são duas funções e seis contribuições das universidades no processo de inovação regional e que, para a região estudada, essas funções e contribuições existem, mas se apresentam de forma pouco expressiva e desigual.

Biografía del autor/a

  • DAVID PENOF, Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Instituto Mauá de Tecnologia

    Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Especialista em Administração de Produção e Bacharel em Administração. Professor do CEUN do Instituto Mauá de Tecnologia em graduação e pós-graduação, sendo Coordenador do Curso de Engenharia da Produção. Foi professor da Universidade Municipal USCS de São Caetano do Sul. Atuando como Professor Visitante do MBA da UNICAMP e do MBA do Centro Paula Souza_SP. Sócio Diretor da empresa de consultoria Penof Solutions Ltda ME. Vasta experiência em condução de projetos na Área Industrial / Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Design e Controle de Sistemas de Manufatura, atuando nos seguintes tópicos: Gestão de Operações e Logística, Qualidade e Produtividade, Gestão de Pessoas Empresárias e Comunicação Organizacional. Nesses temas tem artigos e um livro publicado.

  • João Pamplona, Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Pontifícia Universidade Católica -SP

    Pós-doutorado no Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado/Doutorado) da USCS. É professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Política e do Departamento de Economia da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com destaque para Economia da Tecnologia, Economia Industrial, Economia do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, inovação, auto emprego, setor informal, geração de trabalho e renda, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e tecnológico. Nesses temas, tem artigos e livros publicados e pesquisas realizadas para instituições como a FAU-ONU, CEPAL, Fundação Konrad Adenauer, CEBRAP, BNDES e outras.

Referencias

ANTUNES, Luiz Guilherme Rodrigues; ARAÚJO, Gustavo Sifuentes; ALMEIDA, Kassia Cristina. Estabelecendo o Modelo de Negócio de Incubadoras. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 6, n. 1, p. 5-23, 2020.

ARAÚJO, Veneziano de Castro; GARCIA, Renato. Determinantes e dependência espacial da inovação nas regiões brasileiras: evidências de um modelo espacial Tobit. Nova Economia, v. 29, n. 2, p. 375-400, 2019.

BALESTRIN, Alsones; VERSCHOORE, Jorge. Aprendizagem e inovação no contexto das redes de cooperação entre pequenas e médias empresas. Revista Organizações & Sociedade, v. 17, n. 53, p. 311-330, 2010.

BALTAZAR, Luiz Fernando; VILHA, Anapatrícia de Oliveira Morales; FERREIRA, Fábio Danilo; CHINELLATO, Anne Cristine; VIDOTTI, Suel Eric; RODRIGUES, Ricardo Carvalho. Patentes como fonte de informação tecnológica para subsídio à pesquisa: uma análise amostral da Universidade Federal do ABC. Cadernos de Prospecção, v. 10, n. 4, p. 681, 2017.

BERCOVITZ, Janet; FELDMAN, Maryann. Entpreprenerial universities and technology transfer: A conceptual framework for understanding knowledge-based economic development. The Journal of Technology Transfer, v. 31, n. 1, p. 175-188, 2006.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/leis/L9394.htm, acesso em 28 abr. 2016.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR CAPES. Cursos da Pós-Graduação Stricto sensu do Brasil. Disponível em: https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/cursos-da-pos-graduacao-stricto-sensu-do-brasil-de-2013-a-2015, acesso em 29 fev. 2018.

CHOI, Jong-in; MARKHAM, Stephen. Creating a Corporate Entrepreneurial Ecosystem: The Case of Entrepreneurship Education in the RTP, USA. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, v. 5, n. 3, p. 62, 2019.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO GRANDE ABC. Municípios consorciados. Disponível em: http://www.consorcioabc.sp.gov.br/o-grande-abc. Acesso em 14 jun. 2018.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIFESP. Resolução n° 170, de 10 de abril de 2019. UNIFESP, São Paulo, 2019.

DAUB, C.; HASLER, M. VERKUIL, A. H. V.; MILOW, U. Universities talk, students walk: promoting innovative sustainability projects. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 21, n. 1, 2020.

ETZKOWITZ, Henry. Reconstrução Criativa: hélice tripla e inovação regional. Revista Inteligência Empresarial, Rio de Janeiro: Editora e-papers, n. 23, p. 2-13, 2005.

FU, Liping; JIANG, Xiaodi. Does the Multiple-Participant Innovation Improve Regional Innovation Efficiency? A Study of China’s Regional Innovation System. Sustainability, v. 11, n. 17, p. 4658, 2019.

HAIR JR, Joseph F; BLACK, Willian. C.; TATHAN, Ronald L.; ANDERSON, Rolph E. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HERLIANA, Sri. Regional Innovation Cluster for Small and Medium Enterprises (SME): A Triple Helix Concept. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 169, p. 151-160, 2014

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). (2018). Microdados. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em: 24 fev. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). Base Patentes. Disponível em: https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/patentes/PatenteSearchBasico.jsp Acesso em: 10 fev. 2020.

MANUAL DE OSLO. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Publicação conjunta da OCDE e Eurostat. Versão Brasileira: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Tradução Flávia Gouveia. Vol. 3, 2005.

NAIAD. (2019). Sobre a NAIAD. Disponível em: https://naiadd.com/ Acesso em: 10 fev. 2020.

OH, Eun-Teak; CHEN, Kuo-Min; WANG, Lu-Mei; LIU, Ren-Jye. Value creation in regional innovation systems: The case of Taiwan's machine tool enterprises. Technological Forecasting and Social Change, v. 100, p. 118-129, 2015.

ONSMAN, Andrys. Dismantling the perceived barriers to the implementation of national higher education accreditation guidelines in the Kingdom of Saudi Arabia. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 32, n. 5, p. 511-519, 2010.

PEDRINHO, Gustavo Canaver; DE CARVALHO, Danielly Nunes; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; LEZANA, Álvaro Guilhermo Rojas. Universidade e o ecossistema de inovação: revisão estruturada de literatura. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 10, p. 01-23, 2020.

RUBIN, Tzameret H; AAS, Tor Helge; STEAD, Andrew. Knowledge flow in technological business incubators: Evidence from Australia and Israel. Technovation. V. 41, n. 42, 2015.

SAXENIAN, Anna Lee. The origins and dynamics of production networks in Silicon Valley. Research policy, v. 20, n. 5, p. 423-437, 1991.

SINDAKIS, Stravos; DEPEIGE, Audrey; ANOYRKATI, Eleni. Customer-centered knowledge management: challenges and implications for knowledge-based innovation in the public transport sector. Journal of Knowledge Management, v. 19, n. 3, p. 559-578, 2015.

SOARES, Fabiana de Menezes; PRETE, Ester Kulkamp Eyng. (org.). Marco regulatório em ciência, tecnologia e inovação. Texto e contexto da Lei no 13.243/2016. Belo Horizonte: Arraes, p. 35, 2018.

VALENTE, Luciano. Hélice tríplice: metáfora dos anos 90 descreve bem o mais sustentável modelo de sistema de inovação. Conhecimento & Inovação, v. 6, n. 1, p. 6-9, 2010.

VILHA, Anapatrícia Morales. Características e Perspectivas das Interações para Inovação entre Universidades e Empresas no Brasil. Revista Economia & Tecnologia, v. 9, n. 2, 2013.

Publicado

2021-07-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Funções e contribuições das universidades na geração de inovações: o caso da Região do Grande ABC Paulista. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/244363. Acesso em: 19 apr. 2025.