Scientific and technological productivity of Federal University of Roraima professors

Authors

Keywords:

scientific production, intellectual production, higher education

Abstract

The mapping of the scientific and technological production of university professors is essential to understand the dynamics that involves intellectual production, both for researchers, university and society, in addition to being a requirement for recommendation and evaluation of postgraduate and graduate degrees. This article mapped and analyzed the scientific and technological production of Higher Education professors at the Federal University of Roraima (UFRR), from 2015 to 2020. This is a quantitative descriptive study, consisting of data related to scientific (articles, books, book chapters) and technology production (Intellectual Property assets) of 595 curriculum available on the Lattes Platform. This study provides, in a theoretical and empirical way, to the presentation and evolution of the scientific and technological production of UFRR professors, where 3756 productions wereidentified in the six-year period. Despite the increasing production, the discrepancy between the quantitative of scientific production (n= 99.7%) and technological production (n= 0.3%) stands out. In the qualitative aspect, a low number of productions wasidentified in theupper stratum of Qualis journals, despite the 167% growth in articles published in Qualis A1 journals. This study demonstrates the importance of performing the analysis of the scientific production of the institutions aiming a strategic and innovative planning in order to improve and encourage the professors’ scientific and technological productivity.

References

AD SCIENTIFIC INDEX. Melhores universidades em 2021. 2021. Disponível em: https://www.adscientificindex.com/university-ranking/?con=BRICS. Acesso em: 21 out. 2021.

ARAÚJO, Alda Castro; FERNANDES, Larissa. Internacionalização e pós-graduação: a polí-tica de editais da Capes (2005-2018). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba,v. 26, n. 2, 30 jul. 2021. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/ index.php/avaliacao/article/view/4701. Acesso em: 10 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação. Brasília, DF, 2014. Dispo-nível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 26 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. e-MEC -Sistema de Regulação do Ensino Superior. 2021. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d969 57f455f 6405d14c6542552b0f6eb/Nzg5/93916316abe23148507bd4c260e4b878/NDI4. Acesso em: 22 abr. 2021.

BUFREM, Leilah Santiago; SILVEIRA, Murilo; FREITAS, Juliana Lazzaroto. Políticas de ciência, tecnologia e inovaçãono Brasil: panorama histórico e contemporâneo. Pesquisa Bra-sileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, PB, v. 14, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/45159. Acesso em: 15 set. 2021.

CAPES. Diretoria de Avaliação. Relatório de Avaliação Quadrienal 2017: medicina 1. Bra-sília, DF, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-con-teudo/20122017-medicina1-quadrienal-pdf. Acesso em: 22 maio 2022.

CAPES. Ficha de avaliação: educação 2017-2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/FICHA_ EDU-CACAO_ATUALIZADA.pdf. Acesso em: 04 maio 2021.

CAPES. Portaria n. 81, de 3 de junho de 2016. Define as categorias de docentes que com-põem os Programas de Pós-Graduação (PPG's) stricto sensu. Diário Oficial da União, Brasí-lia, DF, 3 jun. 2016. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou. Acesso em: 24 jun. 2021.

CAPES. Sobre a Avaliação. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/so-bre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/conceito-avaliacao. Acesso em: 17 jan. 2021.

CARVALHO, Yara Maria; MANOEL, Edison de Jesus. Para além dos indicadores de avalia-ção da produção intelectual na grande área da saúde. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, RS, v. 12, n. 3, p. 193-225, dez. 2006.Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movi-mento/article/ view/2915. Acesso em: 06 maio 2021.

CEARÁ. Aumento de publicação de artigos científicos do Ceará é mais que o triplo da média nacional. 2021. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2021/06/28/aumento-de-pu-blicacao-de-artigos-cientificos-do-ceara-e-mais-que-o-triplo-da-media-nacional/. Acesso em: 23 set. 2021.

CGEE. Panorama da ciência brasileira: 2015-2020. Boletim anual OCTI, Brasília, DF, v. 1, jun. 2021. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_ Pan_Cie_Bra_2015-20.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

CLARIVATE. Research in Brazil: a report for CAPES by Clarivate Analytics. 2017. Dispo-nível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/17012018-capes-incitesreport-final-pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

CNPq. Sobre a plataforma Lattes. 2020. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 25 abr. 2021.

DIOGENES, Emmille Arruda et al. Prospecção tecnológica: um mapeamento da propriedade intelectual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2015-2019). Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 14, n. 1, p. 182-182, jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/33121/23554. Acesso em: 15 out. 2021.

DROESCHER, Fernanda Dias; SILVA, Edna Lucia da. O pesquisador e a produção cientí-fica. Perspectiva em ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-993620 14000100011. Acesso em: 16 mar. 2021.

FALASTER, C.; FERREIRA, M. P.; GOUVEA, D. M. R. de. O efeito da publicação científica do orientador na publicação dos seus orientados. Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 21, p. 458-480, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo. br/j/rac/a/jCTLHrYwqkbTVffRWp9csCc/?la ng=pt. Acesso em: 09 maio 2022.

FÁVERO, A. A.; CONSALTÉR, E.; TONIETO, C. A avaliação da pós-graduação e a sua relação com a produção científica: dilemas entre a qualidade e a quantidade. EccoS: Revista Científica, São Paulo, n. 51, out./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/ eccos/article/view/14508. Acesso em: 10 maio 2022.

FERREIRA, Gabriel Clipes; WANNMACHER, Clóvis Milton Duval. Comunicação cientí-fica em livros e capítulos na área de educação e afins. Prisma.com, Porto, n. 36, p. 23-40, 2018. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3924. Acesso em: 05 maio 2021.

GOULART, Sueli; CARVALHO, Cristina Amélia. O caráter da internacionalização da produção científica e sua acessibilidade restrita. RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 858-853, jul./set. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rac/v12n3/11.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.

INEP. Instrumento de avaliação de cursos de graduação: presencial e a distância: reconhe-cimento e renovação de reconhecimento. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://down-load.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_re-conhecimento.pdf. Acesso em: 02 maio 2021.

INEP. Glossário dos instrumentos de avaliação externa. Brasília, DF, 2019a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/apresentacao/ glossario_4_edicao.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.

INEP. Notas estatísticas Censo da Educação Superior 2019. Brasília, DF, 2019b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/ 2020/ Notas_Estatisticas_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.

INEP. Avaliação in Loco. Brasília, DF, 2019c. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/avaliacao-in-loco/avaliacao-in-loco. Acesso em: 16 abr. 2021.

INEP. Resultados do IGC 2019 serão divulgados nesta sexta (23). Brasília, DF, 2021. Dis-ponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/resultados-do-igc-2019-serao-divulgados-nesta-sexta-23. Acesso em: 22 abr. 2021.

INPI. Relatório de gestão do Instituto Nacional de Propriedade Industrial 2020. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/governanca/transparencia-e-presta-cao-de-contas/relatorios-de-gestao/arquivos/documentos/relatorio-de-gestao-2020.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

IRALA, Valesca Brasil; BIHAIN, Anderson Luis Jeske. Cenários da produção docente nas licenciaturas: desafios para uma universidade pública no Sul do Brasil. Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 3982-3982, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ redu-for/article/view/3982. Acesso em: 23 set. 2021.

LEITNER, Camyla Piran Stiegler et al. Produtividade e visibilidade científica dos docentes efetivos do curso de administração do campus da UNEMAT de Tangará da Serra –Mato Grosso / Brasil. Braz. Ap. Sci. Rev, Curitiba, v. 2, n. 5, p. 19, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/view/561/483. Acesso em: 17 set. 2021.

MATTEDI, Marcos Antônio; SPIESS, Maiko Rafael. A avaliação da produtividade científica. História, Ciências, Saúde –Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 623-643, jul./set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/sCRMkkBq6fy9WmgkgqR53Xy/ abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 maio 2022.

MAFRA, Claúdio. Perfil de produção científica dos docentes em uma instituição federal de ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 16, n. 36, p. 1-43, nov. 2020. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/ 1689. Acesso em: 23 set. 2021.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A publicação da ciência: áreas científicas e seus ca-nais preferenciais. DataGramaZero, Brasil, v. 6, n. 1, fev. 2005. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/3673. Acesso em: 07 maio 2021.

NONATO, J. M. D. A comunidade de pesquisa da região Norte do Brasil: perspectivas sobre o papel da ciência na construção do desenvolvimento sustentável. 2012. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) -Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/ bitstream/REPOSIP/287069/1/ Nonato_JosimaraMartinsDias_D.pdf. Acesso em: 11 maio 2022.

ORCID. Membros da ORCID. 2021. Disponível em: https://orcid.org/members. Acesso em: 16 out. 2021.

RIGHETTI, Sabine; GAMBA, Estevão. Ciências humanas levam Brasil à elite da produção científica. Folha UOL. 15 jun. 2019. Disponível: https://www1.folha.uol.com.br/ilustriss ima/2019/06/ciencias-humanas-levam-brasil-a-elite-da-producao-cientifica.shtml. Acesso em: 14 maio 2022.

SOUZA, Cláudia Daniele de; FILIPPO, Daniela de; CASADO, Elías Sanz. Crescimento da atividade científica nas universidades federais brasileiras: análise por áreas temáticas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba,v. 23, n. 1, p. 126-156, abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_art-text&pid=S1414-40772018000100126&tlng=pt. Acesso em: 03 out. 2021.

SOUZA, Jaqueline et al. Produção científica versus produção tecnológica: a trajetória do Ins-tituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Cadernos de Prospecção, Salvador, BA, v. 14, n. 3, p. 697-697, jul. 2021. Disponível em: https://periodi-cos.ufba.br/index.php/nit/article/view/35979. Acesso em: 24 set. 2021.

UFPA. Resolução n. 04/2019 PPGED/ICED/UFPA, Belém, PA, 2019. Disponível em: https://ppged.propesp.ufpa.br/arquivos2/File/Resolucao04.pdf. Acesso em: 04 maio 2021.

UFRR. História: UFRR -uma universidade pensando à frente do seu tempo. Boa Vista, RR, 2022. Disponível em: http://ufrr.br/historico. Acesso em: 15 maio 2022.

UFRR. Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI: 2016-2020. Boa Vista, RR, 2017. Disponível em: https://ufrr.br/pdi/index.php?option=com_phocadownload&view=category& download=13:pdi-2016-2019-aprovado-cuni&id=4:doc&Itemid=357. Acesso em: 21 abr. 2021.

UFRR. Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI:2021-2025. Boa Vista, RR, 2021a. Disponível em: https://ufrr.br/plano-de-desenvolvimento-institucional-pdi?download=218:re-soluo-cuni-ufrr-n-049-de-30-de-dezembro-de-2021-aprova-pdi-2021-2025-consolidada. Acesso em: 13 maio 2022.

UFRR. Dados Abertos da Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, 2021b. Dis-ponível em: https://dados.ufrr.br/group/servidores. Acesso em: 26 abr. 2021.

UFRR. Edital n. 06/2021-PRPPG/Pró-Pesquisa/Apoio à publicação Científica -Linha VI. Boa Vista, RR, 2021c. Disponível em: https://ufrr.br/prppg/editais?download=1282:edital-18-2021-retificacao-cronograma-edital-apoio-a-publicacao. Acesso em: 15 out. 2021.

UFRR. Edital n. 11/2019-PROGESP concurso público para provimento...cargo docente UFRR. Boa Vista, RR, 2019. Disponível em: http://progesp.ufrr.br/index.php/editais/ cate-gory/96-editais-2019-progesp?download=2932:edital-11-2019-abertura-do-concurso-profes-sor-efetivo-varias-areas. Acesso em: 28 mar. 2021.

WEB OF SCIENCE. Disponível em: https://www-webofscience.ez5.periodicos.capes.gov.br/ wos/woscc/analyze-results/a873ac9f-90af-4f3d-8900-d8edfdde1448-0db665cc. Acesso em: 15 out. 2021.

ZABOLOTNY, Simone Rodrigues et al. Produção científica qualificada: estudo de caracterís-ticas acadêmicas de docentes dos Programas Stricto Sensu em Ciências Contábeis da região sul. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba,v. 25, n. 2, p. 354-374, maio/ago. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/j/aval/a/KkDNk7WCMz-bDV pDD4ZgTbKd/?lang=pt. Acesso em: 20 set. 2021.

Published

2022-08-25

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Scientific and technological productivity of Federal University of Roraima professors . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, p. 388–408, 2022. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/257667. Acesso em: 3 aug. 2025.