AUTOAVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: RESULTADOS E IMPLICAÇÕES

Autores/as

  • Cisne Zélia Teixeira Reis Universidade Federal de Viçosa
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Universidade Federal de Viçosa
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa

Palabras clave:

Avaliação. Qualidade do ensino superior. SINAES. Autoavaliação institucional. Análise de Cluster.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados da autoavaliação institucional aplicada em uma Instituição Federal de Ensino Superior, a fim de identificar como os segmentos da comunidade universitária avaliaram cada dimensão abordada. A partir dos resultados obtidos da aplicação de questionário eletrônico estruturado, composto por 39 questões comuns aos sujeitos pesquisados, procedeu-se ao agrupamento das questões em sete dimensões: 1- Política para ensino, pesquisa e extensão, 2- Responsabilidade Social, 3- Comunicação com a sociedade, 4- Organização e Gestão, 5- Infraestrutura física e didática, 6- Atendimento ao discente e 7- Sustentabilidade Financeira, sendo as consistências das variáveis agrupadas, testadas pelo Alpha de Cronbach. Posteriormente, a fim de reduzir as variáveis a apenas uma, em cada dimensão, utilizou-se da técnica de escala somada e realizou-se o teste da Análise de Variância (Anova). Por fim, a Análise de Cluster permitiu agrupar os sujeitos conforme avaliação que fizeram da Instituição. Os resultados indicaram que os discentes e docentes, em sua maioria, avaliaram bem a Instituição. Já os técnicos administrativos, em sua maioria, avaliaram pior a Instituição. As dimensões foram avaliadas pelos Clusters de “Melhor Avaliação” como boas e pelos Clusters de “Pior Avaliação” como regulares.

Biografía del autor/a

  • Cisne Zélia Teixeira Reis, Universidade Federal de Viçosa
    Técnica da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento e Mestranda em Administração da Universidade Federal de Viçosa-MG.
  • Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa
    Doutora em Economia Aplicada Professora Adjunta do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa
  • Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa
    Doutor em Economia Aplicada Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa

Publicado

2010-09-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AUTOAVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: RESULTADOS E IMPLICAÇÕES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/28111. Acesso em: 19 apr. 2025.