INSTRUMENTOS PARA AVALIAR DISCIPLINAS DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: UMA PROPOSTA BASEADA EM SISTEMAS DE INDICADORES

Autores/as

  • Julio Cesar Godoy Bertolin Universidade de Passo Fundo
  • Ana Carolina Bertoletti de Marchi Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

Avaliação. Educação a distância. Avaliação de disciplina semipresencial.

Resumen

A avaliação da educação é um tema complexo e que possui grande importância nas abordagens e projetos de qualidade de instituições, cursos e disciplinas da educação superior. Quando abordada no âmbito da educação a distância (EaD), a avaliação da qualidade da educação adquire uma relevância e complexidade ainda maiores visto que as diferenças de espaço e tempo entre professor e aluno certamente impactam o processo de aprendizagem. O presente artigo busca contribuir com a avaliação da qualidade da modalidade EaD por meio do desenvolvimento de uma proposta de instrumentos para avaliação de disciplinas semipresenciais da educação superior. Fundamentado em sistemas de indicadores e composto por questionários de avaliação e auto-avaliação, o instrumento incorpora aspectos de auto-validação ao permitir o cotejamento entre os indicadores de resultados e os aspectos de entradas e processo da disciplina e entre a avaliação de um sujeito interessado e a auto-avaliação de outros sujeitos envolvidos.

Biografía del autor/a

  • Julio Cesar Godoy Bertolin, Universidade de Passo Fundo
    Possui doutorado em Educação pela UFRGS (2007), mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS (1999) e é graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1992). Realizou estágio de doutoramento em Qualidade em Educação Superior na Universidade de Aveiro - Portugal. Atualmente é Professor da Universidade de Passo Fundo, Diretor do Pólo de Exportação de Software do Planalto Médio e Avaliador do Ministério da Educação no INEP. Também já atuou como avaliador de projetos de pesquisa para a CAPES. Fez parte da Comissão Especial de Avaliação que elaborou a proposta original do SINAES, atuou como consultor da UNESCO, do MEC e do Ministério da Saúde na elaboração de instrumentos e sistemas de avaliação e coordenou equipes de multiplicadores para capacitação de avaliadores do BASis/SINAES. Tem experiência em Avaliação de Sistema de Educação Superior no Brasil e no exterior, atuando principalmente nos temas de avaliação de sistemas e de instituições e no ensino de graduação de Lógica de Programação e Gerência de Projetos de TI.
  • Ana Carolina Bertoletti de Marchi, Universidade de Passo Fundo
    Dra. em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenadora da Divisão UPF Virtual.

Publicado

2010-09-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

INSTRUMENTOS PARA AVALIAR DISCIPLINAS DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: UMA PROPOSTA BASEADA EM SISTEMAS DE INDICADORES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/28408. Acesso em: 19 apr. 2025.