O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP DE MARÍLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA AGENDA DE DISCUSSÕES SOBRE ASPECTOS DA POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL

Authors

  • Rosane Michelli Castro Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília

Keywords:

Educação. Pós-Graduação em Educação da UNESP de Marília. Política de Pós-Graduação no Brasil.

Abstract

Apresentam-se parte dos resultados obtidos com as atividades de pesquisa desenvolvidas em nível de estágio pós-doutoral junto à Fundação Carlos Chagas, entre abril de 2009 e março de 2010, com o objetivo geral de identificar, reunir, analisar e interpretar os aspectos da Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – Unesp/Campus de Marília (1988-2008) e suas contribuições para a Pós-Graduação no Brasil. Tal pesquisa se justifica considerando-se que, a avaliação dos aspectos da trajetória pregressa e da evolução de cada Programa de Pós-Graduação e seu contexto institucional, bem como as suas perspectivas de trajetória futura, concorrem para a história, para a redefinição e aperfeiçoamento dos aspectos da política de Pós-Graduação no Brasil. Particularmente neste texto, apresentamos os resultados dos trabalhos desenvolvidos mediante análise dos aspectos da configuração textual dos relatos orais de ex-partícipes do Programa que evidenciaram desafios que, historicamente, permanecem em aberto, dentre eles, os referentes ao desequilíbrio quanto à representatividade dos Programas das universidades estaduais com relação aos das estaduais nos órgãos colegiados centrais e à exigência de super especialização dos Programas quanto às suas propostas de investigação.

Author Biography

  • Rosane Michelli Castro, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília
    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Graduação em Educação Física pela Universidade de Marília (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2010). Atua como professora assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e como professora convidada, ministrando a disciplina "Didática Especial", junto ao Programa de Pós-Graduação, stricto sensu, em Bases Gerais da Cirurgia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É membro do Conselho Editorial Acadêmico da Ed. Oficina Universitária - FFC-Unesp/Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino fundamental, ensino superior, pesquisa educacional. É membro integrante, na qualidade de pesquisadora - linhas de pesquisa Didática, Currículo e Fundamentos da Educação e A pesquisa e a formação do educador , e na qualidade de Líder do Grupo de Pesquisa "GP FORME - Formação do Educador" cadastrado no CNPq; é membro integrante, na qualidade de pesquisadora - linha de pesquisa "Formação de Professores" - e de Vice-Líder, do "Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil" - GPHELLB, liderado e coordenado pela Professora Doutora Maria do Rosário Longo Mortatti e cadastrado junto ao CNPq.

Published

2010-12-08

Issue

Section

Artigo

How to Cite

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP DE MARÍLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA AGENDA DE DISCUSSÕES SOBRE ASPECTOS DA POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/37247. Acesso em: 9 may. 2025.