AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO (ANGOLA) E REGULAÇÃO ESTATAL. PERSPECTIVAS, PRÁTICAS E DESAFIOS

Autores/as

  • Eugénio Alves da Silva
  • Maria da Conceição Barbosa Mendes

Palabras clave:

Avaliação institucional. Regulação. Prestação de contas. Qualidade educativa. Credibilidade social. Certificação.

Resumen

A avaliação institucional nas universidades tem vindo a assumir-se em Angola como uma dimensão importante da administração e gestão universitária, enquanto mecanismo de prestação de contas e factor de regulação e desenvolvimento organizacional. Assim, os órgãos de gestão das universidades, confrontados com as exigências de qualidade e de credibilização social, sujeitam-se à avaliação institucional visando a monitorização do seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade educativa. Com este texto pretende-se analisar e compreender a relevância, a pertinência e o lugar da avaliação institucional na Universidade Agostinho Neto, partindo da análise das justificações (argumentos, representações) de vários gestores universitários, bem como das lógicas subjacentes à política de avaliação institucional, adoptando para o efeito três perspectivas distintas de análise organizacional.

Publicado

2012-05-24

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO (ANGOLA) E REGULAÇÃO ESTATAL. PERSPECTIVAS, PRÁTICAS E DESAFIOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/51003. Acesso em: 19 apr. 2025.