RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA
Palabras clave:
Educação superior. Ensino de graduação. Gestão universitária. Qualidade de ensino.Resumen
O texto tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de investigação que se debruça sobre a qualidade do ensino de graduação. As análises são desenvolvidas sobre material resultante de entrevistas presenciais e por e-mail com pró-reitores de graduação de doze diferentes universidades brasileiras. O foco está nas relações entre o conceito de qualidade de ensino de graduação, nos indicadores desta qualidade e nos exemplos de ações que ratificariam essa condição. Princípios de análise de conteúdo de Bardin permitiram-nos obter, através da descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que ajudaram a fazer inferências de conhecimentos relativos às condições de produção das mensagens e demonstraram a carência da clareza do que seja qualidade de ensino de graduação desde a perspectiva da instituição, a submissão da mesma a uma lógica de mercado, o vácuo existente entre intenção e gesto e o olhar individualizado e pontual sobre qualidade e não o institucional e sistemático como seria desejável.Descargas
Publicado
2011-12-05
Número
Sección
Artigos
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Cómo citar
RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL COM A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO: PRÓ-REITORES EM CENA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/54968. Acesso em: 19 apr. 2025.