UNIVERSIDADE, CIDADE E LIBERDADE NO SÉCULO XIII: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
História da educação medieval. Universidade. Liberdade.Resumo
Nosso objetivo é refletir sobre a relevância da História e da História da Educação na construção do sentimento e do ideal de liberdade. Urdiremos os fios que construirão o texto recuperando documentos medievais do século XIII. Trata-se de duas Cartas sobre a Universidade de Paris e uma referente à libertação de uma Comuna. Retomaremos, também, textos de Tomás de Aquino, pois em consonância com as questões de seu tempo debateu sobre a importância do desenvolvimento intelectivo para a vida em comunidade. A história evidencia que a liberdade não se conquista somente por meio das instituições, pois ainda que o homem viva sob a égide de instituições democráticas, só terá, de fato, liberdade quando detiver o conhecimento necessário para nortear suas ações, em vista de seus interesses particulares e em consonância com os interesses públicos. Por fim, observamos que nosso caminhar teórico segue a linha da história social, uma vez que nela encontramos a possibilidade de aliar a história, a memória e o filosofar para construir um conhecimento no qual o todo do ser humano - o material e o mental - é conservado.Downloads
Publicado
08-04-2013
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
UNIVERSIDADE, CIDADE E LIBERDADE NO SÉCULO XIII: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/66435. Acesso em: 19 abr. 2025.