A AULA PÚBLICA COMO INSTRUMENTO PREDITOR DE DESEMPENHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Authors

  • Adriana Linhares Apio FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológica
  • Alexandre Magno Silvino FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológica

Keywords:

Aula pública. Ensino superior. Docentes. Processo seletivo.

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou a aula pública enquanto instrumento de seleção no ensino superior em uma IES privada com fins lucrativos, localizada no DF. A IES é autorizada junto ao Ministério da Educação – MEC e possui todos os seus cursos reconhecidos, bem como oferece pós-graduação lato sensu. A pesquisa teve como objetivo avaliar se a aula pública, enquanto instrumento de seleção é um bom preditor de desempenho docente no ensino superior em IES privada, sendo H1 – A aula pública é preditora do desempenho docente quando avaliado por alunos foi corroborada e H2 -Há forte correlação entre os resultados de Avaliação Pública - AP e da Avaliação Discente - AD. Em decorrência dos resultados observados, verifica-se a necessidade de melhorar o instrumento de avaliação de AP. Uma medida alternativa pode ser oferecer treinamento para as pessoas que avaliam. O método aplicado se define como pesquisa aplicada e de profundidade descritiva; estudo de campo, exploratória e análise documental, tanto dados primários quanto secundários.

Author Biographies

  • Adriana Linhares Apio, FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológica
    Psicopedagoga - SOAP - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas – Facitec Especialista em Gestão de Pessoas Especialista em Psicopedagogia Pedagoga
  • Alexandre Magno Silvino, FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológica
    Coordenador CPA - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas – Facitec Doutor em Psicologia Mestre em Psicologia Social e do Trabalho Psicólogo

Published

2013-04-08

Issue

Section

Artigo

How to Cite

A AULA PÚBLICA COMO INSTRUMENTO PREDITOR DE DESEMPENHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/67586. Acesso em: 19 apr. 2025.