PARTICIPAÇÃO DISCENTE NAS PUBLICAÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROGRAMAS PÚBLICOS E PRIVADOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autores/as

  • Saulo Aparecido Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Nilson Reinert Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Publicação discente, Publicação na pós-graduação, Avaliação da pós-graduação.

Resumen

Este estudo analisa a participação discente nas publicações de programas públicos e privados de pós-graduação em Administração brasileiros entre 2000 e 2008, bem como possíveis diferenças nas participações por tipo de publicação. Realizou-se um levantamento incluindo 2.995 publicações de 38 programas de pós-graduação em Administração, no intervalo entre 2000 e 2008, a partir de dados secundários da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os resultados indicam que a participação discente nas publicações dos programas de pós-graduação em Administração é maior entre os programas de instituições de ensino superior (IES) públicas do que nas privadas ao longo da série. Já a participação em relação ao total publicado pelos respectivos segmentos é maior entre os programas de IES públicas no início do intervalo 2000-2008, mas se tornou não significativamente diferente nos últimos anos da série. A participação discente nas publicações dos programas de IES privadas está aumentando em uma razão maior do que a verificada em programas de IES públicas.

Biografía del autor/a

  • Saulo Aparecido Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Administração pela mesma Instituição. Atua principalmente no tema Pesquisa no Ensino da Administração.
  • José Nilson Reinert, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Dr. em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Pós-doutorado na New School for Social Research, USA. É professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua principalmente nos temas: Administração Geral, Gestão Universitária e Pesquisa no Ensino da Administração.

Publicado

2012-05-24

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PARTICIPAÇÃO DISCENTE NAS PUBLICAÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PROGRAMAS PÚBLICOS E PRIVADOS DE ADMINISTRAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/70318. Acesso em: 19 apr. 2025.