ENTRE O DISCURSO PRATICADO E A REALIDADE PERCEBIDA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Nathália de Fátima Joaquim Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Alice Vilas Boas Universidade Federal de Lavras
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Keywords:

Estágio docência. Professor estagiário. Motivação para ensinar. Teoria e prática.

Abstract

Este artigo visa compreender como vem acontecendo o processo de formação de professores universitários, por meio do Estágio Docência, em duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, situadas no estado de Minas Gerais. Durante o desenvolvimento deste trabalho surgiu a necessidade de comparar o que os pós-graduandos afirmavam ser a importância do Estágio Docência e o que, de fato, era realizado durante as suas aulas na graduação. Isto foi feito no intuito de tentar confrontar o discurso e a prática dos professores estagiários. Neste sentido, o objetivo é comparar os resultados entre os grupos investigados, identificando traços comuns e díspares nas duas instituições de ensino superior estudadas. Para tanto, optou-se pela triangulação de dados entre as respostas dos professores estagiários que ministraram aulas na graduação e as respostas dos discentes sobre o seu desempenho. Com isso, foi possível identificar que os professores que estavam mais motivados apresentaram melhor desempenho. Observou-se que a motivação destes professores estava relacionada à aquisição de experiência em sala de aula e a necessidade de adquirir uma proximidade com as atividades docentes. Além disso, afirmaram que a docência para eles teria um caráter não só profissional, mas também pessoal. Outra questão percebida nesta investigação foi que os professores, de modo geral, não conseguiram vincular teoria e prática de maneira plena. Porém, notou-se que os professores estagiários entendiam a importância desta articulação, mas a falta de prática, muitas vezes, era um limitante. E esta prática estava relacionada não só a prática de ministrar aulas, mas também à vivência de mercado. Neste sentido, a Instituição de Ensino Superior (IES) privada apresentou um método de ensino diferenciado, sendo que nesta instituição o pós-graduando pode vivenciar outras três experiências: Pesquisa, Empresa e Projeto Social. Os pós-graduandos da IES pública também foram questionados sobre a possibilidade de optar por outras vivências. O resultado disso foi que a maioria (84,71%) afirmou que embora estas vivências não pudessem substituir o Estágio Docência, seriam práticas interessantes por serem complementares à docência. Percebe-se então que a junção de outras possibilidades de vivenciar a prática, como em laboratórios de aprendizagem, constituiria uma alternativa à formação de professores universitários por viabilizar a construção destes profissionais, de maneira mais completa.

Author Biographies

  • Nathália de Fátima Joaquim, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduada em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei, mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras e doutoranda pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Atualmente se dedica à área de Estudos Organizacionais e Sociedade e é membro do Núcleo de Organizacionais e Simbolismo (NEOS) da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Ana Alice Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras
    Graduada em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras, mestre em Administração com ênfase em Desenvolvimento Rural também pela Universidade Federal de Lavras, doutora em Administração pela Universidade de Reading na Inglaterra e Bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas Simonsen. Atualmente é professora associada I da Universidade Federal de Lavras.
  • Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    É doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Desde 2002 é Professor da Universidade Federal de Minas Gerais/Face/Cad/Cepead. É coordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. Atua na linha de pesquisa: Estudos Organizacionais e Sociedade, com ênfase nos grupos temáticos: 1. Vida Organizada, Teorias do Poder e Estudos Organizacionais; 2. Estudos Organizacionais, História, Memória e Identidade Cultural; 3. Estudos organizacionais, Industria, Cultura e Espetáculo que trabalham as áreas de estudos organizacionais, simbolismo; construção de estratégias, relações de poder, identidade, memória e história da gestão.

Published

2012-05-24

Issue

Section

Artigo

How to Cite

ENTRE O DISCURSO PRATICADO E A REALIDADE PERCEBIDA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/70856. Acesso em: 19 apr. 2025.