FATORES DE INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM PERCEBIDA DOS ALUNOS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autores/as

  • Tatiana Marceda Bach Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Silvana Anita Walter Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • José Roberto Frega Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Joer Maria Schvarcz Müller Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palabras clave:

Aprendizagem percebida. Ensino superior. Fatores de influência.

Resumen

Este estudo objetivou analisar as dimensões que influenciam a aprendizagem dos alunos de dois cursos de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul do Brasil. Empregou-se a abordagem quantitativa, de caráter descritivo e, para a coleta dos dados, realizou-se um levantamento com 880 alunos, por meio do questionário estruturado de Walter (2006), que abrange 26 dimensões do ensino superior. Os dados foram analisados por meio de métodos de estatística descritiva, análise fatorial, Alfa de Cronbach e regressão linear multivariada. Os resultados indicam que a aprendizagem percebida é influenciada, principalmente, pelas dimensões satisfação, métodos de ensino, qualidade do ensino, empregabilidade, confiança nas pessoas da IES, atitude da coordenação e grade curricular, as quais apresentaram valor de significância p<0,001. Já as dimensões autoeficácia e imagem social apresentaram uma significância p<0,05. As dimensões apontadas pelos alunos podem direcionar as ações da IES de forma a realçar os itens considerados importantes pelos alunos. Como contribuição teórica para a área de estudos, acredita-se que esta pesquisa possa auxiliar, por meio do número abrangente de dimensões, no entendimento de fatores que possam influenciar a aprendizagem de estudantes nas IES, visto que não se identificaram, na literatura, estudos desta natureza.

Biografía del autor/a

  • Tatiana Marceda Bach, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Silvana Anita Walter, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
    Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Regional de Blumenau.
  • José Roberto Frega, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Joer Maria Schvarcz Müller, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Publicado

2013-11-26

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FATORES DE INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM PERCEBIDA DOS ALUNOS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/72916. Acesso em: 19 apr. 2025.