TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO DE 1997-2011

Autores/as

  • Tatiana Marceda Bach Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Silvana Anita Walter Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Palabras clave:

Tecnologias da informação e comunicação. Ensino. Bibliometria. Sociometria.

Resumen

Este estudo objetivou identificar as redes sociais de cooperação entre atores, compreendidos como autores e instituições, na publicação de artigos da temática de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como, os temas mais pesquisados no contexto brasileiro. Realizou-se uma pesquisa bibliométrica e sociométrica dos artigos publicados nos eventos e periódicos da ANPAD e em teses e dissertações. Foram analisados 46 estudos do período de 1997 a 2011. Efetuou-se a análise bibliométrica e sociométrica dos dados, no tocante a: redes sociais de cooperação entre autores; autores mais prolíficos e com maior número de laços; indicadores estatísticos aplicados às redes sociais; redes sociais de cooperação entre instituições; instituições mais prolíficas e com maior número de laços; obras mais citadas. Complementarmente, realizou-se a análise de conteúdo do tipo temática, visando-se extrair os temas estudados. Para análise das redes sociais, exploraram-se as redes de coautoria. Verificou-se a baixa centralidade e alto índice de heterogeneidade das redes, o que aponta a fragmentação da estrutura de relacionamentos, havendo indícios de que as redes são características do tipo small worlds. As redes de cooperação entre instituições também apresentaram estrutura fragmentada. No tocante aos temas estudados, a maior concentração ocorreu sobre Implementação, Desenvolvimento e Gestão do E-learning. Em menor número, emergiram questões relacionadas ao ensino-aprendizagem em e-learning. Sugere-se que estudos futuros ampliem a discussão relacionada ao processo ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

  • Tatiana Marceda Bach, Universidade Regional de Blumenau (FURB).
    Mestranda em Administração pela Universidade Regional de Blumenau.
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau (FURB).
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Silvana Anita Walter, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Publicado

2013-04-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO DE 1997-2011. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/78411. Acesso em: 19 apr. 2025.