AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Authors

  • Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Maria Amélia Almeida Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • José Humberto da Silva Filho Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Keywords:

Avaliação. Satisfação. Pessoa com deficiência. Ensino superior. Inclusão escolar. Educação Especial.

Abstract

Neste início de século tem havido um crescimento do número de matrícula do aluno com deficiência no ensino superior. Porém, este fenômeno não está sendo avaliado para fins de averiguação da satisfação desse alunado quanto ao seu acesso e permanência. Este estudo tem por objetivo identificar o nível de satisfação desse alunado através de um instrumento construído pela pesquisadora. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, em uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Participaram do estudo oito com deficiência visual, seis com deficiência física, três com deficiência auditiva e uma com dificuldades de aprendizagem. O instrumento construído foi denominado de Escala de Satisfação e Atitudes de Pessoas com Deficiência – ESA. Em decorrência do tamanho da amostra, as técnicas estatísticas utilizadas foram no sentido exploratório e não inferencial. Verificou-se que as médias dos grupos diferenciaram-se de forma estatisticamente significativa (p=0,065) pelo Teste de Friedman, indicando que há diferenças entre os tipos de satisfação avaliados, no grupo estudado, a 90% de confiança. Os achados permitem-nos afirmar que a aplicação desse instrumento é viável e útil, no sentido de avaliar o rumo que a universidade está tomando com relação à garantia do acesso e permanência desse alunado.

Author Biographies

  • Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
    Engenheira Civil, professora do Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Mestre em Engenharia Civil, com ênfase em Urbana, pela UFSCar/SC/SP, doutorado em Educação Especial pelo PPGEEs/UFSCar/SC/SP.
  • Maria Amélia Almeida, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), Mestrado em Educação Especial - George Peabody College for Teachers (1980 - USA), PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987- USA) e Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade da Georgia (2002). É professora Associada da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial. É Membro do Corpo Editorial do Journal of International Special Education e da Revista Brasileira de Educação Especial. Revisora de vários periódicos brasileiros. Realiza investigações na área de Educação Especial, com interesse em: deficiência intelectual, autismo, inclusão, profissionalização, comunicação alternativa e ampliada.
  • José Humberto da Silva Filho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Possui graduação em Psicologia. Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista em Psicologia Clinica. Atualmente é Prof. Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Fundou e Coordena o Laboratório de Avaliação Psicológica do Amazonas (2006). Consultor ad hoc de vários periódicos indexados, como parecerista externo. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (SATEPSI).

Published

2013-11-26

Issue

Section

Artigo

How to Cite

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/80875. Acesso em: 19 apr. 2025.