PODE-SE IDENTIFICAR A PROPENSÃO E REDUZIR A EVASÃO DE ALUNOS? AÇÕES ESTRATÉGICAS E RESULTADOS TÁTICOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Authors

  • Gérson Tontini Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Silvana Anita Walter Universidade Regional de Blumenau - FURB

Keywords:

Estratégia em Instituições de Ensino Superior. Evasão de Alunos. Propensão. Redes Neurais Artificiais. Análise de Clusters.

Abstract

Este estudo desenvolve método de identificação do risco de evasão de alunos de graduação, o qual possibilita evidenciar, prever e diminuir fatores que influenciam esse risco, além de apresentar o resultado obtido por uma Instituição de Ensino Superior (IES). Por essa razão, possui caráter inovador. Nesta pesquisa, classificada como quantitativa, descritiva e do tipo levantamento, aplicou-se um questionário estruturado a 8.750 alunos de uma IES e, por meio de redes neurais artificiais e análise de cluster, identificaram-se os alunos em risco de evasão, os quais foram contatados e acompanhados pelos coordenadores de curso, o que contribuiu para uma redução de 18% no índice de evasão da IES. As dimensões que mais influenciaram a evasão foram colocação profissional e vocação do aluno, disponibilidade de tempo para estudo e fatores da vida pessoal. Como contribuição teórica, destaca-se a identificação de dimensões que influenciam a decisão de evasão ou permanência e o método desenvolvido, que pode auxiliar no desenvolvimento de novas pesquisas. No tocante às contribuições práticas, aponta-se que, a partir do método apresentado, as IES podem identificar alunos em risco de evasão e, assim, desenvolver estratégias e ações para que esses alunos permaneçam em seus estudos, caso assim o desejarem.

Author Biographies

  • Gérson Tontini, Universidade Regional de Blumenau (FURB)
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado - e Ciências Contábeis e Administração - Doutorado - da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Silvana Anita Walter, Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado - e Ciências Contábeis e Administração - Doutorado - da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Published

2013-11-26

Issue

Section

Artigo

How to Cite

PODE-SE IDENTIFICAR A PROPENSÃO E REDUZIR A EVASÃO DE ALUNOS? AÇÕES ESTRATÉGICAS E RESULTADOS TÁTICOS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/82013. Acesso em: 3 aug. 2025.