JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Maria Carla Corrochano

    Palavras-chave:

    Juventude. Trabalho. Ensino superior.

    Resumo

    O presente artigo sustenta que as recentes transformações no ensino superior, especialmente no que se relaciona à ampliação da presença de jovens trabalhadores no meio universitário, tornam fundamental a retomada da categoria juventude nos estudos em torno desse nível de ensino e o olhar para a intensa presença do trabalho em suas vidas. Tomando como referência um estudo realizado com jovens de baixa renda do Município de São Paulo, suas dificuldades e expectativas de acesso ao ensino superior, o artigo aponta a relevância e as limitações da atual expansão, bem como o necessário um aprofundamento em torno da origem, das experiências e dos projetos dessa nova geração, que traz o ingresso no ensino superior como elemento essencial de sua trajetória desejada.

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    Edição

    Seção

    Dossiê

    Como Citar

    JOVENS TRABALHADORES: EXPECTATIVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/113549. Acesso em: 14 out. 2025.