DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE EM UMA IES: A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA

Authors

  • Gabriella Depiné Poffo Faculdade Avantis
  • Sidnei Vieira Marinho UNIVALI

Keywords:

Qualidade. Ensino Superior. Modelo HedPERF Adaptado.

Abstract

Este artigo apresenta como objeto de estudo a percepção da qualidade em uma Instituição de Ensino Superior - IES, tendo como sujeitos da pesquisa os discentes, docente e o gestor. A pesquisa apresenta a análise descritiva de dados quali-quantitativos, acerca da percepção sobre qualidade educacional da comunidade acadêmica, observada à luz dos indicadores do Ministério da Educação. Os instrumentos de pesquisa aplicados para diagnosticar essa relação foram o questionário do Modelo HedPERF Adaptado aos discentes, entrevista ao corpo docente e entrevista ao gestor da IES. Os dados obtidos por levantamento estatístico foram triangulados em relação aos indicadores de qualidade apresentados pelo MEC em sua avaliação externa da IES em questão, a Faculdade AVANTIS. Como objetivo da pesquisa intencionou-se indicar uma perspectiva conceitual da qualidade educacional, desde os aportes teóricos aos instrumentos de avaliação disponíveis, que permitam orientar o gerenciamento nas IESs com vistas a atingir a qualidade educacional efetivamente. O principal resultado a se considerar concentrou-se em observar que a avaliação gerada pelos indicadores do MEC mostra um resultado inferior em relação à percepção dos sujeitos desta pesquisa, diante da aplicação do instrumento HedPERF Adaptado.

Author Biographies

  • Gabriella Depiné Poffo, Faculdade Avantis
    Possui graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Avantis (2006) e mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2012). Atualmente é professora da Faculdade Avantis, membro comissão de bolsas da Faculdade Avantis, monitora do curso de logística do Centro Universitário Leonardo da Vinci, procuradora institucional da Faculdade Avantis, coordenadora de administração e conselho editorial da revista sophia da Faculdade Avantis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, legislação de ensino, educação superior, qualidade educacional e qualidade
  • Sidnei Vieira Marinho, UNIVALI
    Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no curso de graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, administração financeira, avaliação de desempenho, gerenciamento de processos, balanced scorecard e logística e operações

Published

2016-07-28

Issue

Section

Artigo

How to Cite

DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE EM UMA IES: A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/114843. Acesso em: 19 apr. 2025.