Avaliando o portfólio do estudante: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem
Palabras clave:
Portfólio. Avaliação. Ensino-Aprendizagem. Educação MédicaResumen
Resumo: o objetivo deste estudo é analisar e adaptar um Questionário de Avaliação de Portfólio do Estudante na Área de Atenção Primária a Saúde, para uso de estudantes e professores de uma instituição de Ensino Superior e detectar a percepção do estudante de graduação sobre a definição de portfólio, suas vantagens e desvantagens de uso no ensino superior. O Questionário de Avaliação de Portfólio do Estudante na Área de Atenção Básica à Saúde, foi submetido à avaliação de juízes e professores por meio da aplicação de um instrumento que continha na Escala de Likert de 4 e 6 pontos e seu conteúdo foi revisado e adaptado para a realidade da Instituição de Ensino Superior estudada. Na descoberta da percepção dos estudantes do 2º ano dos Cursos de Medicina e de Enfermagem sobre o tema portfólio utilizou-se a técnica de entrevista grupal estruturada, gravada por áudio. O escore da Escala de Likert abrangeu um conceito “BOM” e “MUITO BOM” com um nível de confiabilidade de 0,8 a 0,9 (Alpha de Cronbach) entre os juízes e professores. Entre os principais achados nos relatos apresentados por estudantes e professores destacou-se a necessidade da realização de capacitação teórica sobre o tema “portfólio” e a possibilidade de padronização de um Questionário de Avaliação de Portfólio do Estudante na Área de Atenção Primária a Saúde. Palavras-Chave: Portfólio, Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Educação Médica.Descargas
Publicado
2015-12-21
Número
Sección
Artigos
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Cómo citar
Avaliando o portfólio do estudante: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/121154. Acesso em: 19 apr. 2025.